terça-feira, 28 de junho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO II [Resumo de Harry Potter e a Câmara Secreta]

Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos do segundo volume da série:








*  *  *

RESUMO DE
HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA

1. Ao começarmos o segundo livro, nós ainda temos uma ideia infantil sobre a série. O protagonista tem agora 12 anos, e a escrita é certamente condizente com essa idade, e alguns mais velhos não são fãs destes primeiros volumes. Em sinceridade, nenhum de nós, ao começar um novo livro Harry Potter, tem (ou tinha) expectativas ao ler um novo volume. A maior parte da vontade de ler vinha da vontade de saber mais sobre o garoto que vimos lutar e vencer no final do primeiro volume.
2. Logo no primeiro capítulo nós vemos exatamente aquilo que seus tios negam, que Harry Potter é um garoto normal que se sente oprimido pelos tios, como qualquer um estaria naquela situação, sem falar de isolado, uma vez que passou mais de um mês sem notícias dos amigos, Rony, Hermione e Hagrid. Triste, Harry Potter se vê, um famoso bruxo do mundo mágico, realizando tarefas domésticas estafantes sob o sol escaldante.

3. Mas sua vida se torna ainda pior após a visita de um elfo doméstico, Dobby. Os elfos domésticos são, em uma explicação simples e breve, escravos. Este em especial, Dobby, veio dar uma aviso a Harry, um terrível aviso: que ele, Harry Potter, não deve voltar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts naquele ano. Dobby diz que coisas sinistras estão sendo tramadas para acontecer na escola, e Harry não devia ir. Obviamente Harry anseia para voltar, e se recusa a aceitar o pedido de Dobby, mesmo com os perigos eminentes.

4. E Dobby, para salvar Harry Potter, explode o perfeito pudim de violetas que Tia Petúnia havia feito no chão da cozinha. Infelizmente os Dursley estavam recendo visitas, que não vendo o elfo, ficam chocadas com o comportamento do sobrinho dos donos da casa. Em represália, Tia Válter, prende Harry no seu quarto. Prende literalmente: ele manda por grades nas janelas e uma portinhola na porta do quarto de Harry.

5. Harry é salvo por Rony, Fred e Jorge Weasley, num carro Ford Anglia voador, e o levam para "A Toca". Então Harry, pela primeira vez, tem a sensação a que tanto desejara: a afeição familiar. Na Toca, todos gostam de Harry, gostam de estar com ele, falar ele, brincar com ele. O Sr. Weasley sempre colocava Harry ao seu lado na mesa de refeições, para poder lhe fazer perguntas sobre o mundo trouxa. A Sra. Weasley obrigava Harry a repetir várias vezes as deliciosas comidas que preparava. Ela também se preocupava com a limpeza de suas roupas, e o estado de suas meias. Esse tipo de amor familiar que se presta a aqueles a quem se gosta é novo para Harry.

6. Novos problemas surgem para voltar a Hogwarts. Ao tentar atravessar a barreira, Harry e Rony se chocam com a parede sólida de tijolos. Perdidos, eles acabam decidindo ir para a escola no Ford Anglia voador. Mas o carro jamais fora tão longe, e ao se aproximar do castelo de Hogwarts, o carro cai nos jardins sobre uma grande árvore que se erguia sozinha. Mas o inacreditável acontece, a árvore revida, amassando o carro e quase matando-os. O ano letivo certamente começou interessante.

7. Entre aulas mais difíceis e as detenções pelo modo como chegaram a Hogwarts, Harry se depara com a entrada de Malfoy ao time de quadribol da Sonserina, e novos conceitos, como Sangue-Ruim (bruxos nascidos trouxa sem familiares bruxos, como a Hermione), e também mais mistérios, ao ouvir uma voz gélida que ninguém mais pode ouvir. Mas a maior surpresa vem depois do Aniversário de 500 anos de morte do Sir Nicolas (Nick Quase Sem Cabeça), quando Harry volta a ouvir a misteriosa voz sussurante, e quase em seguida, descobre Madame Nora, a gata de Filch, petrificada presa a um archote e uma frase escrita em sangue numa parede:

A CÂMARA SECRETA FOI ABERTA.
INIMIGOS DO HERDEIRO CUIDADO.

8. Harry, Rony e Hermione fazem de tudo para desvendar esse mistério, eles até preparam uma Poção Polissuco ilegal para entrarem na Sonserina (para esconder a poção, eles a mantém no banheiro do fantasma da Murta Que Geme, uma garota muito chorona que morrera num box daquele banheiro feminino). Infelizmente descobrem que Malfoy, apesar de ser como é, não era o Herdeiro de Slytherin.

9. Harry descobre ser ofidioclota, quem fala a língua das cobras, durante o Clube de Duelos, e isso amplia a sua confusão em resolver o mistério. O que o atrapalha é que depois desse incidente, toda a escola passa a crer que Harry é o Herdeiro de Slytherin. Quando acontece mais um ataque, Harry é levado ao escritório de Dumbledore, mas então ele se confunde ainda mais: Dumbledore não acha que Harry é o responsável pelos ataques, mas do modo como ele disse, e pela frase enigmática já ouvida por Harry antes, é como se Dumbledore já soubesse quem, mas não tivesse como provar.  
Os três contemplaram Colin. Então Dumbledore se curvou e tirou a máquina fotográfica das mãos rígidas do menino.
— Você acha que ele conseguiu bater uma foto do atacante? — perguntou a professora, ansiosa.
Dumbledore não respondeu. Abriu a máquina.
— Meu Deus! — exclamou Madame Pomfrey.
Um jato de vapor saiu sibilando da máquina. Harry, a três camas de distância, sentiu o cheiro acre do plástico queimado.
— Derretidas — disse Madame Pomfrey pensativa — Todas derretidas...
— O que significa isto, Alvo? — perguntou pressurosa a Profª. McGonagall.
— Significa que de fato a Câmara Secreta foi reaberta.
Madame Pomfrey levou a mão à boca. McGonagall arregalou os olhos para Dumbledore.
— Mas, Alvo... com certeza... quem?
— A pergunta não é quem — disse Dumbledore, com os olhos postos em Colin — A pergunta é, como...
E pelo que Harry pôde ver do rosto sombreado da Profª. McGonagall, ela não entendia muito mais que ele.

10. Próximos do fim do livro o mistério começa a clarear, apesar de que para isso aconteça, Harry tenha que viajar para o desconhecido da mente de um bruxo que estudou em Hogwarts 50 anos antes: Tom Riddle. Depois de encontrar e descobrir como trabalhar com o Diário de Riddle, Harry se vê em uma das memórias do garoto, no dia em que um aluno fora morto pelo Monstro que agora aterrorizava Harry e seus amigos, e também que um suposto Herdeiro de Slytherin capturado: Hagrid. Harry e Rony então se aventuram pela Floresta Proibida, em busca da dica de Hagrid ("Sigam as aranhas..."), mas só encontram uma acromântula (aranha gigantesca de 4 metros que fala língua humana).

11. Enfim descobrem que a Murta Que Geme era a aluna que fora morta pelo monstro a 50 anos, e que a entrada da Câmara se encontrava no seu banheiro feminino. Mas quando tentam avisar aos professores, eles ficam sabendo que Gina, irmã de Rony fora levada pelo Monstro até a Câmara Secreta. Eles tentam pedir ajuda a Gilderoy Lockhart, mas este se apresenta como um pilantra cujos feitos ditos a ele na verdade são de outros bruxos e bruxas. Uma vez na porta da Câmara, Lockhart tenta se livrar de Harry e Rony, mas usa a varinha defeituosa de Rony para isso, ele acaba desmemoriado.

12. Resumindo o final e o que podemos apreender dele, Harry luta e vence o monstro de Slytherin, um Basilisco, usando a Espada de Griffyndor, que veio magicamente de dentro do Chapéu Seletor por Harry ser um verdadeiro grifinório. O Riddle que estava no diário se revela como Lord Voldemort, e que deixara o diário para que se lembrassem de que ele era o Herdeiro de Slytherin. A vida de Gina estava por um fio, alimentando e fortalecendo o diário, e logo Riddle deixaria de ser uma lembrança e seria real. Harry consegue detê-lo ao furar o Diário com uma presa do basilisco que acabara de matar.

13. Dumbledore explica a Harry a situação da ofidioglossia do garoto, que pode falar com cobras por que Lord Voldemort podia, e que na noite em que Você-Sabe-Quem o atacou, parte dos poderes dele tinham sido transferidos ao Harry (involuntariamente claro). A pergunta do porque Voldemort atacara Harry quando bebê, continua sem resposta, e na verdade, Harry não se lembrara e não tocara mais no assunto.

14. Neste volume Harry descobre mais sobre seus poderes, sobre o passado de Voldemort e também sobre o castelo, suas passagens e cenários. E se quiséssemos eleger um personagem de destaque de cada volume, de Harry Potter e a Câmara Secreta, certamente seria Dobby, o elfo domestico. Com seu jeito carismático de fazer a coisa certa da maneira errada, conquistou a todos. Ate mesmo ao Harry, que conseguiu liberta-lo de sua família, que se soube então, eram os Malfoy.


*   *   *

Dia 30/06 vira o resumo do proximo livro: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.