quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO III [Resumo de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban]


Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos do terceiro volume da série:








*   *   *

RESUMO DE
HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN

1. O terceiro volume é famoso por ser o único da saga em que Voldemort não aparece (sob nenhuma aparência ou forma), mas apenas mencionado. O motivo é simples: neste livro se fala sobre os feitos de um Servo do Lorde das Trevas em especial, aquele que ajudou Voldemort em sua caçada a Lilian e Tiago Potter.

2. Como o leitor-potteriano bem sabe, os aniversários de Harry nunca fora divertidos, e apesar dos dois últimos ótimos Natais, Harry ainda se sentia triste neste início de livro por nunca ter nem mesmo ganho um cartão em seu aniversário. Mas neste Harry ganha não apenas um cartão, mas também vários presentes. Incluindo, estranhamente, um livro monstruoso que tentou morde-lo, quando Harry abriu o embrulho, presente enviado por Hagrid. Mas as novidades são, Rony saíra no jornal Profeta Diário, por que seus pais haviam ganho 700 galeões na loteria bruxa e todos os Weasley foram ao Egito, em férias. Hermione também está no exterior, viajando com os pais na França.

3. Mas nem tudo são flores. Aparentemente, um bandido trouxa de nome Sirius Black, fugiu de uma prisão, cujo nome não foi divulgado. O homem está realmente muito desleixado, e possui um ar verdadeiramente feroz. Mas, mais feroz ainda é a expressão arrogante e esnobe de Tia Guida, irmã de Tio Valter, que ao vir passar uns dias com os Dursley, inferniza a vida do pobre Harry.

4. Mas o garoto, perdendo a paciência, sem querer transforma a tia num balão, e ainda no ímpeto de raiva, decidi abandonar a casa dos tios. Infelizmente seus amigos estão no exterior, e Harry sem rumo, pega o Noitibus Andante, um peculiar ônibus roxo-berrante que salta 1km e meio de cada vez. O garoto termina a sua jornada no Caldeirão Furado, e diante do Ministro da Magia. Cornélio Fudge, que não suspeita que Harry já o vira antes, se apresenta, e depois de acalmar Harry quanto ao destino de sua tia (infelizmente transformada de volta ao normal), ele diz que o garoto tem permissão de continuar no Caldeirão Furado, pela própria segurança dele.

5. Aos poucos, Harry vai percebendo que o tal Sirius Back é um sujeito muito estranho. Todas as vezes que seu nome é citado, era como se ele tivesse feito algo tão horrendo, algo superior aos 13 assassinatos de que era publicamente acusado, mas que mesmo assim ninguém quisesse contar a ele. Ele não suspeita que o tal assassino possa ter algo a ver com ele.

6. Na volta de suas viagens, Hermione apresenta seu novo bicho de estimação, e Rony a sua desaprovação na escolha dela. A amiga compra um gato, aliás, um gato especialmente grande e esperto, de nome Bichento. Rony detesta o animal e afirma que o felino quer devorar Perebas, seu rato de estimação. Mas não são apenas disputas domésticas ao redor de Harry: por um grandioso acaso, o garoto ouve uma conversa entre o Sr. Weasley e a Sra. Weasley sobre ele, em que dizem que Black quer, na verdade, acabar com Harry, por este quando bebê, ter de alguma forma contribuído para a queda de seu senhor, o Lorde das Trevas.

7. Hogwarts agora é um menos acolhedor que fora no passado: entre aulas de matérias novas, incluindo uma professora meio biruta que afirma poder Ver o Futuro, Harry vê a chegada dos Dementadores, os guardas da temida Prisão de Azkaban, que estão rodeando os muros da escola, para evitar que Sirius entre no castelo e ataque Harry.

8. Os dementadores são particularmente detestados por Harry, pois toda vez que se aproximam, ele volta a ouvir os últimos momentos de vida dos pais, antes de serem mortos por Voldemort. E isso marcará todos os encontros com os dementadores. Durante o ano, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, tentará ajudar Harry a combatê-los, mas não se sai tão bem nessas aulas anti-dementadores: por mais sinistro que seja, o garoto fica ansioso por ouvir as vozes dos pais, como nunca pode fazer, mesmo na situação terrível de suas mortes. Assim são os sentimentos contraditórios de um órfão.

10. Mas terrível mesmo é que Harry descobre numa visita clandestina ao vilarejo de Hogsmeade, em uma conversa aos sussurros entre alguns professores, Madame Rosmerta e o Ministro Fudge. Black levou Voldemort até os Potter, não por ter se infiltrado no meio deles e descoberto essa informação, mas por ter sido amigos deles desde os tempos de escola, amigos de Tiago e Lilian. Tanto era assim que Sirius Black foi convidado pelo casal, por ocasião do nascimento do filho, para ser padrinho de Harry Potter. Depois dessa informação, Harry sente, pela primeira vez, ódio de alguém, e a vontade incontrolável de se vingar, de matar Sirius.

 11. O terceiro volume traz novos personagens que irão nos acompanhar durante o restante da série. Logo de cara, temos os simpáticos (e meio estranhos), condutor e motorista do Noitibus Andante, respectivamente: Lalau Shunpike, e Ernesto Prang. Outros novos personagens incluem na bela dona do bar Três Vassouras, Madame Rosmerta. Sua participação nunca será grande, mas ela estará sempre presente, principalmente para Rony, que tem uma quedinha por ela. também conhecemos, para nosso desprazer, o executor do Ministério da Magia, o carrasco McNair (bruuu, frio na espinha).

12. Mas de importante nesse livro conhecemos 4 pessoas: Lupin, Trelawney, Sirius e Pettigrew. Falaremos desses abaixo.

13. Quando enfim nós entendemos que a história sempre contada, na realidade, era uma mentira, levou muito tempo e uma montanha russa de emoções. Para resumir: Sirius afinal era inocente. Pedro Pettigrew é quem na verdade traíra os Potter e os levara a morte, mas temendo ser morto, não apenas por seus amigos, como por outros Comensais da Morte (afinal foi por informação de Pettigrew que Voldemort fora a casa de Harry, depois do que ele desapareceu), Pettigrew decidira se transformar permanentemente no animal que era desde que se tornara um animago: um rato. E esse rato era, e essa foi uma surpresa maior do que a Gina ter aberto a Câmara Secreta, aquele velho e conhecido rato Perebas, que pertencia ao Rony.

14. Sim, Sirius sempre fora inocente da acusação de assassinato e traição aos Potter (todas essas ações eram obras de Pettigrew). Apesar disso, sempre tendo um temperamento forte, Sirius não quis apenas se aproximar de Harry, como também capturar Pettigrew na forma de rato, que ele reconhecera pela foto dos Weasley que saíra no Profeta Diário nas férias de Julho (Perebas estava no ombro de Rony, e Sirius soube que Pettigrew estava perto de Harry e indo para Hogwarts). Talvez seu único crime nessa história toda fora uma brincadeira que pregara em Snape nos tempos da escola, brincadeira que por pouco não o matara. Apesar de Sirius ter, em parte, se arrependido, o rancor ainda acompanha Snape.

15. Não poderíamos deixar de falar do misterioso Professor Remo J. Lupin, que inicia o ano letivo ainda no Expresso de Hogwarts, salvando Harry e seus companheiros de um dementador. Durante o ano ele se apresenta um grande amigo para Harry: lhe dá aulas do Feitiço do Patrono (um encantamento para afastar dementadores), também lhe dá alguns conselhos.

Lupin é um excelente professor, e pela primeira vez em três anos de Educação Mágica, Harry está aprendendo sobre Defesa Contra as Artes das Trevas. Mas Lupin também tem seus segredos, e o maior deles só é descoberto ao final do ano (um pouco antes por Hermione): ele é um Lobisomem. Mas ao contrário de ser perigoso, ele sabe de seu problema e se cuida, se mantendo afastado quando se transforma na Lua Cheia. Fora para se manterem juntos, que três amigos de Lupin, na juventude, aprenderam a se tornarem animagos: Pontas, Almofadinhas e Rabicho, sendo respectivamente, Tiago Potter (um cervo), Sirius Black (um grande cão negro) e Pedro Pettigrew (um rato). Os três, mais Lupin sob o apelido de Aluado, se tornaram Os Marotos.

16. E por último e não menos importante, dos novos conhecidos, está a Professora Sibila Trelawney. Estranha, exagerada, querendo se por como verdadeira Vidente, ela da aulas de Adivinhação em Hogwarts. Logo de cara, nós vemos que ela é uma charlatã que sabe dizer a coisa certa de uma maneira curiosa. O susto aos leitores, nesse caso também aos espectadores do filme (ótima atuação de Emma Thompson), ela faz uma profecia verdadeira, que Harry vê se realizar (parte dela pelo menos). E o Servo do Lorde das Trevas se libertou e foi me busca de seu mestre (veremos a consequência disso no próximo volume).

Quanto a Trelawney, nós sabemos que ela é uma Vidente verdadeira, mas não o tempo todo. Harry detesta as aulas dela, menos pela maneira que ela age, e mais por ela querer sempre prever a morte de Harry num acidente, crime ou catástrofe próximos.

Uma frase dela do Sexto Volume explicita bem isso:

          — Sinto falta de você nas minhas aulas, Harry — disse ela comovida, quando começaram a andar — Você nunca foi grande coisa como vidente... mas era um Objeto de Estudo maravilhoso...
           Harry não respondeu, detestara ser o Objeto de Estudo dos contínuos vaticínios catastróficos da Profª. Trelawney.
 17. E claro, que deixamos o pior para o final: Snape. A atuação de Snape neste volume foi muito, muito importante para entendermos seu personagem e aquela desavença natural dele contra Harry Potter. Durante a sua juventude, quando estudava em Hogwarts, Snape conheceu Sirius, Tiago, Remo e Pedro. Ele, possivelmente tinha inveja de Tiago, famoso pelo quadribol. Sirius contribuiu, e muito, para a inimizade dos Marotos com Snape, depois de uma brincadeira em que Snape quase morreu.

A famosa Casa dos Gritos em Hogsmeade foi assim chamada por causa de Lupin, que nos tempos de escola, era levado para lá para se transformar em lobisomem e não ferir ninguém. Para chegar lá, Lupin usava  um túnel construído para uso dele, e para prevenir que ninguém o seguisse, plantaram um Salgueiro Lutador sobre a entrada (aquele nosso velho conhecido). Snape, já sendo há anos desafeto dos Marotos, quase caiu numa brincadeira de Sirius, que disse a ele como passar pelo Salgueiro, e depois, se seguisse pelo túnel, veria Lupin e o que ele faz secretamente. Snape chegou a entrar no túnel, mas foi salvo por Tiago, que soube da brincadeira e decidiu impedir. Severo Snape, desde então, sempre desprezou os Marotos, em especial Sirius e Tiago.



* * *


Dia 03/07 virá o resumo do próximo livro: Harry Potter e o Cálice de Fogo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.