sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 3





ALQUIMIA

Os alquimistas procuravam mesmo uma pedra mágica?
Exatamente o que os alquimistas tentavam fazer? Será que eles chegaram a concluir alguma coisa ou todo o seu trabalho desapareceu numa nuvem de fumaça? Qualquer um que tenha lido A Pedra sabe que a alquimia é uma antiga mistura de química com magia. Os alquimistas tentavam criar ouro a partir de metais menos nobres, assim como inventar uma poção capaz de curar todas as doenças e tornar seu usuário imortal.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



ALQUIMIA

Os alquimistas procuravam mesmo uma pedra mágica?
Exatamente o que os alquimistas tentavam fazer? Será que eles chegaram a concluir alguma coisa ou todo o seu trabalho desapareceu numa nuvem de fumaça? Qualquer um que tenha lido A Pedra sabe que a alquimia é uma antiga mistura de química com magia. Os alquimistas tentavam criar ouro a partir de metais menos nobres, assim como inventar uma poção capaz de curar todas as doenças e tornar seu usuário imortal.
Acredita-se que a origem da alquimia esteja no mundo árabe. O nome vem do termo árabe al-kimia, que também gerou a palavra “química”. No entanto, alguns historiadores dizem que a raiz dessa palavra árabe vem do grego antigo Khmia, que significa “Egito”. Eles acreditam que os alquimistas egípcios possam ter existido muito antes de o mundo árabe iniciar essa prática. De qualquer maneira, a alquimia de fato se desenvolveu em todo o mundo, inclusive na China e na Índia.
Costumamos imaginar alquimistas como pessoas gananciosas e ambiciosas, obcecadas por dinheiro e pela imortalidade. Mas algumas pessoas pensam que o trabalho deles lançou as bases da química moderna. Vários cientistas sérios estudaram alquimia. O físico e matemático Isaac Newton foi um deles, e escreveu inúmeros tratados sobre o assunto. No entanto, Newton respeitou a tradição de manter suas experiências com a alquimia em segredo, chegando ao ponto de insistir para que outro alquimista guardasse “segredo total” sobre seu trabalho.

A capital da alquimia
Nos últimos anos do século XVI, dois imperadores começaram a recrutar alquimistas para trabalhar na cidade de Praga, localizada na atual República Tcheca. A concentração de alquimistas no local deu à cidade o apelido de “capital da alquimia”.
Imperadores, no entanto, podem ser muito temperamentais. Quando o alquimista inglês Edward Kelley tentou produzir ouro, mas falhou, foi jogado numa masmorra. Nem mesmo os esforços da Rainha Elizabeth I foram suficientes para livrá-lo da prisão. Kelley morreu numa tentativa de fuga.
Evidentemente, havia muitas fraudes. Conta-se que, mais ou menos nessa época, chegou a Praga um árabe, que convidou os homens mais ricos da cidade para um banquete, prometendo multiplicar todo o ouro que eles levassem.
Depois de juntar todos os objetos de valor levados ao banquete, o falso alquimista preparou uma mistura estranha que levava substâncias químicas e diversas esquisitices, como cascas de ovo e estrume de cavalo. Não tardaram a perceber para que servia a tal mistura. Uma violenta explosão espalhou pela casa um fedor tão terrível que atordoou os convidados e permitiu que o charlatão fugisse com todo o ouro.

Assim como a palavra árabe al-kimia deu origem aos termos “alquimia” e “química”, a matemática árabe, uma das mais avançadas do mundo, nos deu outra expressão muito utilizada nas salas de aula: al-gebr. Ela quer dizer “igualar”, e é isso que os alunos fazem com os dois lados de uma equação algébrica.

A pedra filosofal
Embora alguns estudiosos digam que o verdadeiro processo seguido pelos alquimistas era “absurdamente complicado”, suas bases eram bastante simples. De acordo com a teoria básica seguida pelos alquimistas, todos os metais não passavam de combinações de enxofre e mercúrio. Quanto mais amarelo o metal, mais enxofre havia na mistura. Para criar ouro, então, bastaria combinar enxofre e mercúrio na proporção adequada e seguindo uma seqüência correta.


Após algum tempo, os alquimistas começaram a ficar frustrados, pois seu método simples não funcionava. Então, iniciaram a procura de um ingrediente mágico, que chamaram de pedra filosofal. Alguns alquimistas continuaram a acreditar que o tal ingrediente mágico era apenas enxofre. No entanto, em A Pedra, ele é descrito como um objeto vermelho-sangue. É provável que Rowling tenha pensado em alguma coisa mais interessante...







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.