domingo, 1 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 5





ANIMAIS FANTÁSTICOS

Quais animais fantásticos saíram das lendas?
Mesmo sendo imaginárias, muitas das criaturas de Animais Fantásticos são tão conhecidas em nosso mundo quanto no de Harry. Veja algumas das histórias que alimentaram a imaginação de J.K.Rowling:



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



ANIMAIS FANTÁSTICOS

Quais animais fantásticos saíram das lendas?
Mesmo sendo imaginárias, muitas das criaturas de Animais Fantásticos são tão conhecidas em nosso mundo quanto no de Harry. Veja algumas das histórias que alimentaram a imaginação de J.K.Rowling:

Barretes Vermelhos: De acordo com Animais Fantásticos, os barretes vermelhos “vivem em covas localizadas em antigos campos de batalha ou em lugares onde o sangue humano tenha sido derramado... [e] tentam matar a pauladas os trouxas que passam por ali em noites escuras”. Essa criatura existe há muito tempo nas lendas da Inglaterra e Escócia, países vizinhos e muitas vezes envolvidos em guerras violentas. Também é conhecido como capuz sangrento ou crista vermelha. Dizem que seu chapéu é vermelho de tanto ser usado para recolher o sangue de suas vítimas.

Ramora: Seguindo uma lenda milenar, Rowling diz que esse peixe – que existe mesmo e é conhecido como rêmora – é capaz de deter um navio. Seu nome deriva da palavra latina usada para designar “atraso”. Graças a uma ventosa localizada em sua cabeça, as rêmoras se prendem a navios e tubarões para se alimentarem das sobras. Sua força já havia sido bastante exagerada desde o século 1 a.C quando Plínio, o Velho, escreveu: “Furacões podem ser arrasadores e tempestades podem devastar, mas este peixe consegue regular a fúria deles, controlar seu vigor e intensidade e obrigar navios a parar, de um modo que nem cabos nem âncoras conseguem fazer. Que criatura inútil é o homem, que pode ser imobilizado e detido por um peixe de apenas seis polegadas!”. Plínio sustentava a tese de que o navio de Marco Antônio havia sido bloqueado por rêmoras durante a Batalha de Actium, fazendo com que perdesse a batalha e mudando o curso da história romana.

Hipocampo: O nome desse cavalo-marinho mistura a palavra grega hippos (cavalo) e a latina campus (terreno, chão). Também é chamado de Hydrippus – a palavra grega para água é hydro. A carruagem de Posseidon, o deus grego dos mares, é puxada por hipocampos.
Um livro chamado Physiologus, escrito por volta do século II, conta que algumas lendas consideravam o hipocampo como “o rei de todos os peixes”. Mas na época em que esse livro foi escrito, o judaísmo e o cristianismo estavam atropelando os velhos mitos, e a lenda sofreu uma leve mudança para incorporar a ideia de um peixe dourado que vivia no Leste. Nessa versão, o hipocampo é um guia, tal como Moisés: “Quando os peixes se agruparam em cardumes, saíram em busca do Hydrippus. Quando o encontraram, ele se dirigiu para o Leste e todos o seguiram, os peixes do Norte e os peixes do Sul. Estavam todos próximos ao peixe dourado, o Hydrippus à sua frente. E quando o Hydrippus e todos os peixes chegaram, aclamaram o peixe dourado como seu rei”.

O autor de Animais Fantásticos, Newton (“Newt”) Artemis Fido Scamander, traz vários trocadilhos embutidos em seu nome. Newts são pequenas salamandras, os lagartos mágicos que vivem no fogo (veja adiante). Artemis era a deusa grega da caça, um nome apropriado para um estudioso que pesquisa criaturas mágicas. Fido, do latim fidus (fiel), é um nome comum para cachorros. O som de Scamander lembra o de salamandra, embora seja, na verdade, o nome de um rio mencionado por Homero em sua Ilíada.

Salamandra: Rowling diz que são lagartos habitantes do fogo. Eles vivem “apenas enquanto o fogo do qual surgiram está vivo”. Essa lenda remonta a milhares de anos. O filósofo grego Aristóteles escreveu, no século IV a.C, que “o fato de alguns animais serem resistentes ao fogo é evidenciado pela existência da salamandra, que extingue o fogo rastejando sobre as chamas”. Acreditava-se que a salamandra conseguisse essa proeza por ter o corpo extraordinariamente frio. Quase mil anos mais tarde, Santo Isidoro, bispo de Sevilha, também achava que a salamandra “vive no meio das chamas sem se machucar e nem ser consumida”. E acrescentava: “Entre todos os venenos, o seu é o mais poderoso. Outros animais peçonhentos são mortais, mas este é capaz de matar várias pessoas de uma só vez. Para isso, a salamandra atravessa uma árvore e infecta suas frutas, envenenando todos os que as comerem”.

Salamandra em chamas, de um brasão de família.

Hoje em dia, muitos restaurantes possuem fornos conhecidos como salamandras, assim chamados por causa de seus mecanismos de aquecimento, cujo formato lembra uma serpente ou a cauda de um lagarto, e são quentíssimos.

Erkling: O nome foi inventado por Rowling. É uma pequena inversão das letras do Ed King ou Erl Kõnig (elfo-rei) das lendas germânicas. Mas a descrição que ela faz da criatura corresponde à lenda. Trata-se de uma criatura diabólica que habita a Floresta Negra alemã e sequestra crianças. No poema de Goethe, Erl King chama uma criança que viaja pela floresta acompanhada pelo pai:

“Oh, venha comigo criança querida!
  Oh, venha comigo!
 Vamos brincar tanto, não há perigo”.

O menino tenta alertar o pai, que não pode escutar o Erl King, e a história acaba mal. Assim como a lenda dos grindylows na Inglaterra e dos kappas no Japão, a história do Erl King foi concebida pelos pais para evitar que seus filhos se perdessem nas florestas.

Quimera: A descrição da quimera feita por Rowling em Animais Fantásticos pode ser esquisita, mas corresponde exatamente à antiga lenda grega. Segundo essa lenda, a quimera é um monstro com três cabeças – uma de dragão, uma de leão e a última de bode. É aparentada à esfinge e ao Cérbero, o cão de três cabeças que guardava as portas do Inferno.
Rowling menciona casualmente que “só há um caso conhecido em que uma quimera foi morta, e o pobre mago que conseguiu este feito morreu em seguida ao cair de seu cavalo alado”. Ela faz uma brincadeira com a lenda original, segundo a qual o monstro foi vencido pelo herói Belerofonte, que montava o cavalo alado Pégaso. Belerofonte ganhou a batalha, mas, em outra aventura, atreveu-se a tentar penetrar no Olimpo, morada dos deuses, no mesmo cavalo alado. Como punição pela audácia, Zeus jogou-o para fora do cavalo e aleijou-o para sempre.
O termo “quimera” acabou sendo usado para designar alguma coisa (normalmente uma criatura viva) criada por humanos a partir da combinação artificial de elementos naturais.

Kelpie (gênio da água): Conforme é contado em Animais Fantásticos, o kelpie, um demônio aquático das lendas celtas, geralmente tem a forma de um cavalo com a crina de junco verde. Ele atrai as pessoas para montarem em seu lombo e então as carrega para as profundezas da água. Como Rowling conta, quem consegue botar rédeas no kelpie o subjuga. Por causa de sua força extraordinária, ele pode fazer o trabalho de muitos cavalos.

Selkies e Merrows: No verbete sobre Sereianos, de Animais Fantásticos, Rowling menciona os selkies e os merrows. São tipos especiais de Sereianos conhecidos na Inglaterra. Os selkies são homens-focas das ilhas do norte do país. Eles podem adquirir belíssimas formas humanas quando estão em terra firme, mas devem reassumir a forma de focas ao entrar na água. Matar um selkie provoca uma violenta tempestade.
Já os merrows são da Irlanda. As mulheres são muito bonitas, mas os homens são horrorosos. Dizem que eles possuem chapéus mágicos e, se um humano conseguir roubar este chapéu, o merrow não poderá voltar para o mar.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.