segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 6





ARANHAS

Como espantar uma aranha
Em Hogwarts, vivem aranhas – algumas comuns, outras extraordinárias – de todos os tipos. Em sua maioria, são comuns e inofensivas. Mas algumas poucas, como Aragogue, Mosag e seus filhotes, são gigantescas, muito inteligentes e dotadas da palavra.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 




ARANHAS

Como espantar uma aranha
Em Hogwarts, vivem aranhas – algumas comuns, outras extraordinárias – de todos os tipos. Em sua maioria, são comuns e inofensivas. Mas algumas poucas, como Aragogue, Mosag e seus filhotes, são gigantescas, muito inteligentes e dotadas da palavra.

O nome de Aragogue
A origem do nome Aragogue é a mesma de aracnídeo, o nome científico para aranhas. Ambos vêm de uma personagem da mitologia, Ariadne, particularmente prendada nas artes de tecer e cerzir. Ariadne era muito orgulhosa, e assim desafiou Minerva, a deusa romana do artesanato, para um torneio. Ariadne venceu Minerva, mas a deusa ficou tão aborrecida que transformou Ariadne numa aranha, forçando-a a tecer teias para o resto da vida. Os nomes Aragogue e Mosag também lembram os nomes dos gigantes Gog e Magog. E mosag é gaélico, uma palavra que significa “mulher suja” ou “impura”.

Comedores de gente
Em A Câmara, Aragogue parece bastante satisfeito em deixar seus filhotes devorarem Rony e Harry. Ele está seguindo uma antiga tradição. Muitos autores divertiram-se criando monstros comedores de gente com forma de aranha. Comparados a estas, as aranhas de J. K. Rowling, ainda que fiquem felizes ao devorar seres humanos, se mostram mais compreensivas que as outras. São muito mais dóceis do que Shelob, a aranha criada por J. R. R. Tolkien, em O Senhor dos Anéis:

Ela estava lá há muitas eras, uma coisa maléfica sob a forma de aranha... e não servia a ninguém senão a si mesma, bebendo do sangue dos elfos e dos homens, criando e engordando inúmeras ninhadas graças a seus banquetes, tecendo teias de sombras, já que todas as criaturas viventes eram alimento, e seu vômito, escuridão...
Pouco conhecia ou se importava com torres e anéis, ou com qualquer coisa arquitetada pela mente ou feita por mãos, ela que apenas desejava a morte dos demais, corpo e mente, e, para si mesma, saciar-se na sua existência solitária, e crescer até que as montanhas não pudessem dar-lhe sustento e a escuridão não fosse mais capaz de abrigá-la.
Mas seu apetite estava ainda longe de satisfazer-se, e já fazia tempo que ela estava faminta, escondida em seu covil, enquanto o poder de Sauron aumentava e a luz e os seres viventes fugiam de seu alcance, a cidade e o vale estavam mortos, e nenhum elfo ou humano aproximava-se, à exceção dos infelizes e magros Orcs, refeição pouco satisfatória. Mas ela precisava comer e não importava o quanto eles se esforçassem por descobrir novas passagens aéreas que lhes permitissem sair de seu desfiladeiro e da torre, pois ela sempre encontrava um meio de apanhá-los em armadilhas. No entanto, ela sonhava em comer carne mais doce...

A utilidade das aranhas
Aragogue e sua família são bons exemplos do que, aparentemente, são normas importantes no mundo de Harry: as aparências enganam e a maioria das criaturas tendem (assim como os seres humanos) a tratar os outros tão mal como tenham sido tratadas.
Faz sentido quando percebemos que, por baixo de sua aparência assustadora e seu ódio, Aragogue é uma criatura com sentimentos, essencialmente benévola, e não um ser do mal. De fato, ela fornece a Harry uma pista importante para o garoto resolver o mistério da câmara secreta. Houve um tempo em que Aragogue, equivocadamente, foi tomada como o monstro que teria sido libertado da câmara cinqüenta anos antes das aventuras de Harry. Mas esse monstro, segundo Aragogue, era na verdade “uma criatura muito antiga que nós, as aranhas, tememos mais do que a qualquer outra”. Posteriormente, Harry vai descobrir que Aragogue está se referindo ao basilisco e, quando percebe que as aranhas estão fugindo de Hogwarts, conclui que a grande serpente está à solta.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.