terça-feira, 3 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 7





AVADA KEDAVRA

O “Avada Kedavra” é um feitiço de verdade?
No mundo de Harry, esse é o feitiço mais mortífero, a pior das três Maldições Imperdoáveis. O uso de qualquer uma delas contra um ser humano pode condenar um bruxo a passar o fim de seus dias em Azkaban. Foi a maldição que Voldemort utilizou para matar os pais de Harry, a mesma com a qual tentou assassiná-lo e também a que acabou com a vida de Cedrico Diggory. Harry foi o único que sobreviveu ao seu poder fatal.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



AVADA KEDAVRA

O “Avada Kedavra” é um feitiço de verdade?
No mundo de Harry, esse é o feitiço mais mortífero, a pior das três Maldições Imperdoáveis. O uso de qualquer uma delas contra um ser humano pode condenar um bruxo a passar o fim de seus dias em Azkaban. Foi a maldição que Voldemort utilizou para matar os pais de Harry, a mesma com a qual tentou assassiná-lo e também a que acabou com a vida de Cedrico Diggory. Harry foi o único que sobreviveu ao seu poder fatal.
Embora Rowling costume inventar a maioria de seus feitiços e maldições, a expressão “Avada Kedavra” tem origem em uma antiga língua do Oriente Médio chamada aramaico. A frase abbaââa kedhabra quer dizer “desapareça como esta palavra” e era utilizada por antigos feiticeiros para fazer doenças sumirem. Não há provas de que tenha sido usada para matar ninguém. Essa frase tem a mesma origem da palavra mágica abracadabra. Embora hoje só tenha utilidade para mágicos que animam festinhas de aniversário, já houve tempo em que era levada a sério pelos médicos. Quintus Serenus Sammonicus, médico romano que viveu por volta de 200 a.C, usava-a como feitiço para fazer baixar a febre de seus pacientes. De acordo com sua receita, era preciso escrevê-la onze vezes em um pedaço de papel, a cada vez retirando uma letra. Assim:

ABRACADABRA
ABRACADABR
ABRACADAB
ABRACADA
ABRACAD
ABRACA
ABRAC
ABRA
ABR
AB
A

O papel devia ficar amarrado em torno do pescoço do paciente com uma tira de linho durante nove dias. Depois disso, era preciso jogá-lo por sobre o ombro num rio que corresse para o leste. Quando a água apagasse as palavras, a febre desapareceria.
A popularidade desse feitiço cresceu tanto durante os séculos que sucederam a Sammonicus, que ele foi usado até mesmo contra a Peste Negra. O leitor mais atento já deve ter percebido que este remédio, mesmo se não fizer mais nada, ajuda o tempo a passar. Como muitas doenças desaparecem naturalmente em uma ou duas semanas, o feitiço provavelmente não tinha nenhum efeito. Por outro lado, não doía!







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.