quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 8





BASILISCOS

Basiliscos eram apenas serpentes grandes?
Os basiliscos estão entre as mais temíveis criaturas mágicas. “Das muitas feras e monstros medonhos que vagam pela nossa terra não há nenhum mais curioso ou mortal”, descobriu Hermione em A Câmara. Com certeza o basilisco é muito mais do que uma serpente grande [...].



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



BASILISCOS

Basiliscos eram apenas serpentes grandes?
Os basiliscos estão entre as mais temíveis criaturas mágicas. “Das muitas feras e monstros medonhos que vagam pela nossa terra não há nenhum mais curioso ou mortal”, descobriu Hermione em A Câmara. Com certeza o basilisco é muito mais do que uma serpente grande
Com certeza o basilisco é muito mais do que uma serpente grande. Também conhecido como basilisca, ele esteve presente nas lendas durante muitos séculos. Em Animais FantásticosRowling credita a um mago grego chamado Herpo, o Sujo, a criação do primeiro basilisco. Mas ela está apenas fazendo mais uma brincadeira. Herpein é uma palavra grega que significa rastejar. A ciência que estuda os répteis, como as cobras e as serpentes, chama-se herpetologia.
No entanto, Rowling não está inventando quando diz que os basiliscos são resultado do cruzamento de um galo ou galinha com uma serpente ou um sapo. E exatamente isso o que dizem todas as lendas.
Alguns artistas seguiram essa descrição ao pé da letra e desenharam monstros estranhos combinando características desses animais. Mas o mais comum é que os basiliscos sejam retratados como uma serpente com uma coroa ou uma mancha branca na cabeça. É provável que as najas, que possuem essas manchas, tenham inspirado a lenda do basilisco.

Basilisco, de acordo com uma antiga xilogravura.


A Medusa tinha cobras na cabeça, em vez de cabelos,
os humanos que olharam para ela foram transformados em pedra.

Os basiliscos foram descritos como seres capazes de matar mesmo à distância. Segundo o naturalista romano Plínio, “matam os arbustos sem nem mesmo tocar neles, só com a respiração, e as pedras racham, tal é o poder diabólico dessas criaturas”.
Alguns estudiosos descrevem três variedades: há o basilisco dourado, que pode envenenar alguém só com o olhar; um outro tipo capaz de cuspir fogo; e um terceiro, que, assim como a cabeça cheia de cobras da Medusa, provoca tamanho horror em quem o olha que suas vítimas ficam petrificadas.
Até William Shakespeare fala de basiliscos em uma de suas peças, Ricardo III. Logo após assassinar seu irmão, o diabólico personagem principal vai cortejar a viúva, elogiando seus belos olhos. Mas ela não está interessada nos elogios e responde: “Quem me dera fosse os olhos de um basilisco para matá-lo”.

Como vencer um basilisco
Em A Câmara, um basilisco controlado por Lord Voldemort se infiltra em Hogwarts, quase matando Harry e vários de seus amigos. Harry é salvo por Fawkes, a fênix de estimação do professor Dumbledore, que fura os olhos do monstro. O fato de ele ter sido salvo por um pássaro é muito apropriado. De acordo com a lenda, um pássaro – o galo – é fatal para o basilisco. Por isso, na Idade Média, algumas pessoas levavam um galo nas viagens como proteção contra basiliscos.

Basilisco,
em uma estampa mais recente.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.