sábado, 7 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 11





CÁLICE DE FOGO, O

Por que Harry e Cedrico parecem Cavaleiros da Távola Redonda?
O Cálice de Fogo é “um cálice grande de madeira toscamente talhado” que “teria sido considerado totalmente comum se não estivesse cheio até a borda com chamas branco-azuladas, que davam a impressão de dançar”. Através da mágica, ele seleciona alguns bruxos para testá-los no Torneio Tribruxo. Esse desafio e sua fonte misteriosa ligam os competidores, incluindo Harry e Cedrico, às lendas do Rei Artur e da Távola Redonda.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 


O Cálice de Fogo tem grande semelhança com outro cálice poderoso que foi responsável por torneios e batalhas: o Santo Graal. Segundo se acredita, o Graal possui poderes mágicos e teria sido usado por Cristo na Ultima Ceia. Embora algumas vezes retratado como sendo feito de prata brilhante, o Santo Graal, usado por um humilde carpinteiro, provavelmente teria sido feito de madeira – semelhante ao Cálice de Fogo.
O Graal, assim como o Cálice de Fogo, era um objeto mágico. Quem bebesse dele obteria curas miraculosas. E, assim como o Cálice de Fogo, o Graal pressentiria se determinado cavaleiro o merecia. De acordo com a lenda, passando um período difícil em seu reinado, Artur fez uma prece implorando um sinal dos céus. Como resposta, teve a visão do Graal. Nas primeiras histórias, o Graal era uma grande travessa - com o passar dos tempos, tornou-se um cálice. Ele e seus cavaleiros, então, lançaram-se à sua busca, tentando obtê-lo, ou pelo menos entender o seu significado.
No mundo de Harry, a última tarefa do Torneio Tribruxo também é encontrar um Graal, neste caso a Taça Tribruxo, e conquistá-la para Hogwarts. Nas lendas do Rei Artur, o Graal foi finalmente encontrado por Galahad, porque a sua alma era imaculadamente pura. Da mesma forma, Harry e Cedrico conseguem encontrar a Taça Tribruxo por seu caráter e por suas habilidades mágicas.
É curioso notar que, embora seja Galahad quem encontre o Graal, a maioria das lendas destaca um personagem chamado Percival. Nascido numa família de camponeses, Percival viria a provar sua virtude e a se tornar um cavaleiro da Távola Redonda. Se Percy Weasley algum dia mostrará as qualidades insinuadas pela semelhança do seu nome com o do cavaleiro, é algo que ainda veremos.
  





GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.