domingo, 8 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 12





CENTAUROS

Por que centauros evitam os humanos?
Centauros são animais míticos que têm corpo de cavalo e tronco, braços e cabeça de gente. Em Animais Fantásticos, J. K. Rowling diz que eles “preferem manter distância de feiticeiros e trouxas em geral”. É uma crença que remete a antigas lendas. De acordo com essas histórias, centauros vêm das montanhas da Grécia, onde costumavam se relacionar muito bem com os habitantes locais.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 




Nesso, o centauro inimigo de Hércules,
retratado em uai vaso grego do século VII a.c.

No entanto, quando alguns deles exageravam no vinho, tornavam-se selvagens e violentos. Por causa disso, eram frequentes as guerras entre centauros e humanos. Uma das mais famosas começou por causa de uma festa de casamento para a qual os centauros tinham sido convidados. Como de hábito, eles exageraram um pouco no entusiasmo e acabaram tentando raptar a noiva, o que motivou uma guerra intensa na qual foram derrotados. As cenas dessa guerra eram uma das decorações preferidas nos vasos gregos.
No entanto, nem todos os centauros tinham um comportamento bestial. Alguns deles eram conhecidos por sua nobreza de caráter... Quíron, a quem os deuses Apolo e Artêmis ensinaram as artes da medicina e da caça, fundou uma escola onde estudaram alguns dos grandes heróis da época, como Aquiles e Ulisses.

Perdido nas estrelas
Apesar de imortal, Quíron foi ferido por uma flecha com a ponta envenenada. O ferimento provocado pela flecha causou-lhe um sofrimento intenso e incessante. Quíron preferiu morrer do que sentir dores intensas durante o restante de sua vida. Em reconhecimento pela bondade de Quíron, Zeus o colocou entre as estrelas da constelação de Sagitário.
Outra constelação, a do Centauro, é uma das mais visíveis do Hemisfério Sul. Duas de suas estrelas, Alfa Centauro e Beta Centauro, estão entre as dez mais brilhantes do céu. Alfa Centauro é a estrela mais próxima da Terra e do Sol, a mais de 4,3 anos-luz.
Tantos centauros no céu explicam por que Firenze, Ronan e Agouro, os que habitam a Floresta Proibida de Hogwarts, estão sempre de olho nas estrelas para ler o futuro.
  






GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.