quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 16





DRAGÕES

Qual é a criatura digna de um rei?
O dragão (do latim draco, como Draco Malfoy) é provavelmente a criatura mágica mais conhecida da literatura. Perigoso e apavorante, ele é o adversário mais desafiador que um herói pode encontrar pela frente. O crítico literário John Clute observa que nas histórias antigas “quem mata um dragão vira rei”. Por isso, o dragão foi o símbolo escolhido por muitos soberanos reais ou imaginários. Um deles foi o legendário Rei Artur, cujo sobrenome, Pendragon, significa “cabeça do dragão” ou “líder dragão”. Seu capacete dourado era decorado com um dragão.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



No entanto, como alguns heróis descobriram, dragões são frequentemente criaturas mal compreendidas. Eles costumam ser assustadores, mas também podem ser benevolentes.

Não leve em conta apenas as aparências
A maioria das pessoas teme dragões por causa de sua aparência. Esta descrição do ano 600 não deixa dúvidas:

O dragão não é apenas a maior de todas as serpentes: é o maior ser vivo sobre a face da Terra. Ele tem o rosto pequeno e narinas estreitas, que usa para respirar e expelir fogo. Se for retirado da caverna onde vive, ele arremete com tal fúria, que o ar estremece à sua volta. Sua força não está nos dentes, mas na cauda, capaz de produzir maiores estragos do que suas mandíbulas. Dragões não são venenosos, mas não precisam de veneno para matar qualquer coisa que se aproxime deles. Nem mesmo um elefante, com todo o seu tamanho, estaria seguro. Dragões crescem no calor escaldante da Etiópia e da Índia.

É fácil perceber por que o dragão sempre está associado à destruição. A ideia remonta a milhares de anos. No Novo Testamento, Deus alerta: “Vou transformar Jerusalém em ruínas e num covil de dragões, as cidades da Judéia ficarão desoladas, sem nem um habitante”.

Dragões britânicos
Dragões estão presentes na maior parte das lendas da terra de Harry. Por exemplo, eles prenunciaram um dos mais importantes momentos da história britânica. De acordo com a crônica oficial, o ano de 793 “começou com agourentos sinais por toda a Nortúmbria (um dos sete reinos britânicos da época), levando o pânico à população. Grandes faixas de fogo atravessavam o firmamento e flamejantes dragões eram vistos voando pelos céus com um apetite ameaçador. Pouco tempo depois, em 8 de junho do mesmo ano, a Igreja de Lindisfarne (um vilarejo no litoral) foi destruída por impiedosos salteadores que roubaram e assassinaram sem nenhum pudor”. Os “impiedosos salteadores” eram os nórdicos da Escandinávia. De acordo com a profecia, a decoração de seus navios lembrava a figura de dragões. Eles dominaram as ilhas britânicas por centenas de anos.
Não por coincidência, o santo padroeiro posteriormente adotado pela Inglaterra foi São Jorge, conhecido matador de dragões, simbolicamente derrotando os forasteiros. Em A Rainha das Fadas, famoso poema escrito no reinado de Elizabeth I, o poeta Edmund Spenser descreve o dragão confrontado pelo “Cavaleiro da Cruz Vermelha”:

Seu corpo era monstruoso, horrível e imenso,
Inflado pela fúria, envenenado e impenetrável.
Como uma couraça de aço, um escudo tenso
Feito de escamas de bronze cobria seu couro,
E nem golpes de espada nem lanças de ouro
Poderiam assaltar tal fortaleza.
Suas asas eram como as velas de um navio,
Um espaço onde o vento se avolumava e ganhava impulso.
Sua longa cauda serpenteava como um rio
Que jazia ondular toda a extensão de seu dorso.
Salpicada de escamas vermelhas e negras,
Ela varria o chão às suas costas, e trazia
Na ponta dois ferrões afiados como aço.
A boca escancarada e já vazia
Mostrava a mandíbula voraz.
Como se fosse as portas do inferno,
Deixava à mostra três fileiras de dentes de ferro
Sujos com o sangue e as vísceras frescas
Dos corpos que acabara de devorar.

O lado bom dos dragões
Nem sempre dragões são inimigos dos humanos. Especialmente na Ásia, eles costumam ser benévolos - embora, às vezes, um pouco autoritários. Mas o mais importante é que simbolizam o espírito de liderança. O calendário asiático é dividido em ciclos de doze anos, e a cada ano corresponde um animal. Pessoas nascidas no Ano do Dragão são tidas como líderes naturais e conseguem combinar a força de vontade com uma natureza generosa.

Na secunda metade do século XX, os Anos do Dragão no calendário asiático corresponderam aproximadamente aos anos de 1952, 1964, 1976, 1988 e 2000 do calendário ocidental.

O que tem dentro da cabeça de um dragão?
Há quem diga que uma pedra mágica, chamada Draconita, pode ser encontrada dentro da cabeça dos dragões.
“Ela é retirada do cérebro dos dragões, mas deve ser extraída enquanto ele ainda está vivo. De outra forma, a dureza de pedra se desfaz juntamente com a vida do dragão. Homens muito corajosos e audaciosos procuram os esconderijos onde os dragões dormem. Ficam espreitando até que saiam para se alimentar e, passando por eles com a maior rapidez possível, jogam ervas dormideiras. Quando o dragão cai no sono, estes homens retiram a pedra da cabeça do dragão e, com o prêmio por sua temerária empreitada em mãos, aproveitam as honras proporcionadas por sua audácia. Os reis do Oriente usam essas pedras, embora sejam tão duras que não se consegue gravar nada em sua superfície. Elas possuem uma alvura pura e natural”.
Nas lendas antigas, o sangue do dragão também era mágico. Por isso, na figurinha de Dumbledore, que vem dentro dos sapos de chocolate, entre seus feitos mais conhecidos se encontra a descoberta do décimo segundo uso para o sangue de dragão.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.