segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 19





DUMBLEDORE

Um bruxo à moda antiga
Dumbledore é um bruxo tradicional. Pode-se facilmente confundi-lo com Merlim ou Obi-Wan Kenobi de Guerra nas Estrelas. Gandalf, o bruxo criado por J. R. R. Tolkien em O Senhor dos Anéis, poderia ser seu irmão gêmeo.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



DUMBLEDORE

Se Dumbledore é tão poderoso, por que não luta com Voldemort?
Oficialmente, Alvo Dumbledore é apenas o diretor de Hogwarts. Mas sabe-se que, no mundo mágico, seu papel é muito mais importante. Ele é o único feiticeiro, além de Harry, a quem Voldemort teme, e um dos poucos que pronunciam seu nome sem temor. Embora tenha sido escolhido para ocupar o Ministério da Magia, preferiu permanecer em Hogwarts, onde atua discretamente como conselheiro do ministro Cornélio Fudge. Alto e magro, Dumbledore usa longos cabelos e barba até a cintura. Tem um grande nariz aquilino, sobre o qual equilibra um par de óculos em forma de meia-lua. A figurinha que o retrata nos sapos de chocolate informa que ele é “considerado por muitos o maior bruxo dos tempos modernos”, e não faltam títulos para prová-lo: a Ordem de Merlim (Primeira Classe), Grande Feiticeiro, Chefe dos Bruxos, Cacique Supremo, Confederação Internacional dos Bruxos.

Um bruxo à moda antiga
Dumbledore é um bruxo tradicional. Pode-se facilmente confundi-lo com Merlim ou Obi-Wan Kenobi de Guerra nas Estrelas. Gandalf, o bruxo criado por J. R. R. Tolkien em O Senhor dos Anéis, poderia ser seu irmão gêmeo. “Os longos cabelos brancos, sua vasta barba prateada e seus ombros largos deixavam-no parecido com os sábios reis das lendas antigas. Em seu rosto envelhecido, sob espessas sobrancelhas brancas, os olhos escuros pareciam pedaços de carvão prestes a incendiar-se”. A descrição é incrivelmente parecida com a cena de O Cálice em que Dumbledore percebe que Bartô Crouch Jr. havia tomado o lugar de Olho-Tonto Moody: “Havia uma fúria gelada em cada ruga daquele rosto velho, e ele irradiava uma aura de poder como se Dumbledore desprendesse um calor de brasas vivas”.

Por que não procurar Voldemort?
De acordo com Rowling, Dumbledore é particularmente famoso por ter derrotado Grindelwald, o bruxo das trevas em 1945”. Como foi o mesmo ano em que a Inglaterra e aliados derrotaram Hitler e outros inimigos da democracia na Segunda Guerra Mundial, podemos tomar isso como uma dica que o confronto entre Dumbledore e Grindelwald foi algo realmente grande. Neste caso, Dumbledore deve ser um adversário muito poderoso. Por que, então, ele permite que Harry se arrisque enfrentando Voldemort? Ele não teria poder suficiente para encontrar o Lorde das Trevas e acabar com ele de uma vez por todas?

Olhos de criança
Não é tão fácil quanto parece. Apesar de toda sua sabedoria e habilidade, Dumbledore é apenas humano. Costumamos vê-lo através dos olhos de Harry: alguém que sabe tudo e pode fazer qualquer coisa. Ele é o pai ideal (coisa especialmente importante para Harry, cujos pais foram mortos e cujo padrinho está foragido). Para Harry, que conhece apenas a versão dos livros de história, os feitos de Dumbledore parecem impossíveis de serem ultrapassados. No entanto, Harry tem muitas dúvidas acerca das próprias habilidades.
Mas é claro que Dumbledore é apenas humano. O que alguém poderia esperar de uma pessoa que gosta de música de câmara, boliche e picolé de limão? Quando era jovem, ele deve ter tido as mesmas dúvidas de Harry – ou até piores. Os livros registram apenas uma parte da história, e as figurinhas uma parte ainda menor! Sabemos que Dumbledore erra, como errou ao contratar Gilderoy Lockhart como Professor de Defesa Contra a Arte das Trevas. Se ele realmente soubesse tudo, teria adivinhado as intenções de Lockhart. Mas não se pode esperar que ninguém saiba tudo.
É possível, e mesmo provável, que Dumbledore tenha um grande plano bem arquitetado para derrotar Voldemort. Essa hipótese poderia muito bem desembocar em um duelo entre os dois, como prelúdio para o confronto final entre Voldemort e Harry. Seja como for, ele parece conhecer mais segredos do que já revelou até agora, e só vai divulgar suas intenções quando julgar conveniente. Só para citar um exemplo, ele ainda não revelou como Voldemort sabia que era tão importante matar Harry, muito embora ele ainda fosse um bebê de apenas um ano.
Seja qual for o papel de Dumbledore nessa história toda, é certo que será fundamental para a maturidade de Harry vê-lo como um ser humano, falível como qualquer outro, apesar de ser tão venerado. Só assim Harry será capaz de ver sua própria personalidade e seus feitos como igualmente admiráveis.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.