terça-feira, 17 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 20





DURMSTRANG

Por que os alunos de Durmstrang viajam de navio?
Durmstrang é uma das duas escolas de mágica na Europa continental. Sua localização exata é mantida em segredo, mas provavelmente fica em algum lugar na 



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



DURMSTRANG

Por que os alunos de Durmstrang viajam de navio?
Durmstrang é uma das duas escolas de mágica na Europa continental. Sua localização exata é mantida em segredo, mas provavelmente fica em algum lugar na parte nordeste da Europa, a julgar pelos uniformes — combinando com as túnicas de “vermelho-sangue escuro”, os alunos vestem casacos de “pele, bastante felpudos” – e pelos nomes tipicamente russos do diretor Igor Karkaroff e de estudantes como Poliakoff.

Tempestade e Ímpeto
O nome da escola é uma brincadeira com a expressão em alemão Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto), que se refere a uma literatura dedicada à grandeza, ao espetáculo, à rebeldia. Tratava-se de uma importante tendência da literatura alemã do século XIX. A figura principal do movimento foi Johann Wolfgang Von Goethe, cuja obra mais famosa, Fausto, descreve o drama de um homem que firmou um pacto com o demônio, semelhante ao pacto que Karkaroff, um antigo Comensal da Morte, fez com Voldemort.


Richard Wagner, compositor que se identificava com o movimento Sturm und Drang, também escreveu uma série de óperas sobre um feiticeiro chamado Alberico que, como Harry, tinha uma capa da invisibilidade.

Outro artista do movimento, o compositor Richard Wagner, escreveu diversas óperas sombrias, uma delas baseada na famosa história do navio-fantasma O Holandês Voador. Esse navio foi amaldiçoado e sua condenação consistia em vagar interminavelmente pelos oceanos, tudo porque seu capitão, num acesso de fúria durante uma tempestade, renunciou a Deus.

O mal de sangue puro
Durmstrang é uma escola muito diferente de Hogwarts. Enquanto em Hogwarts os alunos aprendem apenas Defesa Contra as Artes das Trevas, os alunos de Durmstrang têm aulas de Magia Negra propriamente dita. (Isso ocorre por influência do diretor Karkaroff, um antigo Comensal da Morte).
Por razões semelhantes, Durmstrang “não aceita alunos de sangue impuro”, de acordo com Draco Malfoy, cujo pai é um admirador da doutrina de Durmstrang e está pensando em mandar Draco para lá. Essa devoção a um conceito maldoso e questionável de pureza combina bem com o nome da escola. Os artistas do movimento Sturm und Drang, Wagner especialmente, eram os preferidos do governo nazista alemão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas eram obcecados por matar todos aqueles que não se encaixassem em sua definição de puro-sangue germânico.

Ocidente versus Oriente?
As diferenças entre Hogwarts e Durmstrang refletem também uma longa animosidade entre países do Ocidente e do Oriente. Hogwarts, sob a direção de Dumbledore, é um bom exemplo das tradições democráticas do Ocidente. Durmstrang é um lugar mais rígido, formando feiticeiros nos quais não se pode confiar – exatamente como a Europa Oriental tem sido vista pelos estrangeiros. É bastante significativo que, ao final de O Cálice, ambos os lados reconheçam que suas desconfianças devem ser postas de lado para poderem enfrentar o inimigo comum.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.