quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 21





EGITO

De onde vem a magia?
Quando a família de Rony Weasley faz uma viagem para o Egito, em Azkaban, Hermione confessa: “Estou morrendo de inveja. Os magos do antigo Egito me fascinam”. Ela, provavelmente, concordaria com inúmeros estudiosos que consideram o Egito como a fonte original de todo o conhecimento mágico.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



EGITO

De onde vem a magia?
Quando a família de Rony Weasley faz uma viagem para o Egito, em Azkaban, Hermione confessa: “Estou morrendo de inveja. Os magos do antigo Egito me fascinam”. Ela, provavelmente, concordaria com inúmeros estudiosos que consideram o Egito como a fonte original de todo o conhecimento mágico.

A magia e a religião egípcia
Os hieróglifos — figuras que os antigos egípcios usavam como escrita — registram que a magia e a religião egípcia estavam intimamente ligadas. Os deuses egípcios, diferentemente dos deuses de outras culturas, confiaram aos seres humanos o saber mágico. Só para comparar: na mitologia grega, o herói Prometeu (cujo nome quer dizer pensar à frente) teve de enganar os deuses para dar aos homens o fogo, que representa a vida e o conhecimento.
De acordo com a religião egípcia, a magia foi criada na forma de uma deusa, Heka, logo depois da criação do mundo. O nome Heka, de fato, deu origem à palavra magia. Isso depois de a palavra ter passado pelo grego, quando ganhou um grafia e uma pronúncia própria, tornando-se mageia, que resultou na palavra que hoje se usa em português: magia.
Um outro deus egípcio, Thoth, estava ainda mais associado à magia. Ele dominava as artes da cura — sempre ligadas à feitiçaria nas culturas antigas — assim como a astronomia e a matemática. Com frequência, era representado carregando uma pena de escrever. Dizia-se que ele havia escrito livros secretos sobre alquimia e ciência. Um desses livros estaria supostamente encerrado numa caixa de ouro, guardada num esconderijo no interior de um templo secreto.


Thoth, deus egípcio, mostrava seu conhecimento de magia em livros.

Feitiços egípcios
Os egípcios levavam encantamentos e feitiços a sério. Acreditavam no poder das palavras mágicas, capazes de concretizar em ações o significado das palavras. Algumas vezes, essas palavras eram dirigidas a figuras de cera ou argila, que representavam a pessoa ou a coisa à qual o feitiço era destinado. Os encantamentos eram geralmente usados para curar, mas também havia quem os utilizasse para praticar o mal.
Havia um bruxo, Webaaner, que diziam ter transformado um pequeno crocodilo de argila num animal vivo diante da corte. A besta assassina matou o amante da rainha adúltera, e a seguir o bruxo a fez voltar à forma original. Um outro personagem, misto de bruxo e sacerdote, tomou o poder graças à sua capacidade de “comandar todos os reis pelo poder da magia”. Ele afundava barquinhos representando as armadas de seus inimigos, fazendo com que os verdadeiros navios naufragassem também.


O deus Osíris, era quem julgava os mortos.

No entanto, a magia egípcia estava mais preocupada com as coisas sagradas do que com riquezas materiais. De acordo com um texto da época: “Aquele que é um sacerdote entre os viventes... pratica o bem sem buscar recompensa. Um mestre como esse vive uma existência realmente piedosa”.

Escaravelhos
O Egito é também a origem dos escaravelhos, uma espécie de besouro que os alunos de Hogwarts conhecem da Aula de Poções. Os escaravelhos são chamados de besouros de esterco porque juntam esterco e fazem com ele pequenas bolotas, onde depositam seus ovos. No antigo Egito, essa operação de rolar o esterco para lhe dar forma esférica era tida como símbolo do movimento do Sol. Acreditava-se que era o deus-escaravelho Kephera (Khepri) quem empurrava o Sol, atravessando os céus.


Um desenho egípcio de um escaravelho (com asas) empurrando uma bola que representava o Sol.

Os escaravelhos também podiam simbolizar a imortalidade. Amuletos com entalhamentos representando escaravelhos eram colocados sobre o coração das múmias de modo a prepará-las para a jornada da vida após a morte. Escaravelhos são ainda hoje um tema comum em joias.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.