quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 22





ESFINGE

Por que a Esfinge faz uma pergunta a Harry?
Durante a terceira tarefa do Torneio Tribruxo, em O Cálice, quando Harry vai se aproximando do centro do labirinto, ele encontra a esfinge, “uma criatura extraordinária”, parte leão, parte mulher, com “olhos amendoados”. Ela lhe diz: “Você está muito próximo do seu objetivo. O caminho mais curto é passando por mim”. Mas, em vez de lutar contra a esfinge, como faria se fosse um dragão, ele precisa responder a uma pergunta.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Origens Egípcias
A esfinge é uma criatura que tem sua origem na mitologia egípcia. A enorme figura da Grande Esfinge, no deserto de Giza, Egito, construída aproximadamente em 2500 a.C., comprova a origem remota da criatura e sua importância. Milhares de esfinges menores foram construídas por todo o Egito, vez por outra com a cabeça na forma de um pássaro predador.


A estranha forma da esfinge e sua postura enigmática a tornaram o próprio símbolo do mistério. William Shakespeare perguntou, certa vez: “O amor não seria... tão sutil como uma esfinge?” (Trabalhos de Amor Perdidos, ato IV, cena 3).

Nos mil anos que sucederam a construção da Grande Esfinge, as lendas sobre a criatura migraram para a Grécia. Lá, ela era descrita como um ser alado.

A Esfinge de Tebas
Uma esfinge originária das lendas gregas tornou-se particularmente conhecida. Ela foi enviada pela deusa Hera para punir Laio, o Rei de Tebas, que havia raptado um rapaz. Essa esfinge desafiava os viajantes que passavam pela estrada para Tebas com um enigma dividido em três partes, semelhante ao que Harry tem de resolver:

Que animal caminha sobre Quatro patas
pela manhã, Duas ao meio-dia E três à noite?


A nenhum viajante era permitido voltar atrás sem dar a resposta, e a esfinge matava todos que respondessem incorretamente. Certo dia, um jovem chamado Édipo aproximou-se dela. Ele era o filho de Laio, e seu herdeiro, mas, assim como Harry, ignorava sua origem nobre. Édipo demonstrou sua excepcional inteligência ao decifrar o enigma: “O homem engatinha sobre seus joelhos e mãos na primeira infância, anda ereto quando crescido, e, já idoso, caminha com o auxílio de uma bengala”. Uma vez derrotada, a esfinge matou-se.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.