sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 23





ESPELHOS

Por que os espelhos são mágicos?
Por milhares de anos, o folclore dos bruxos fez referência a espelhos. Nos tempos antigos, era muito caro fabricar espelhos. E isso fazia deles peças muito raras, que tinham o poder de causar surpresa e espanto. De acordo com algumas lendas, os espelhos eram ferramentas do demônio, usados para capturar as almas, da mesma forma como capturavam imagens.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



ESPELHOS

Por que os espelhos são mágicos?
Por milhares de anos, o folclore dos bruxos fez referência a espelhos. Nos tempos antigos, era muito caro fabricar espelhos. E isso fazia deles peças muito raras, que tinham o poder de causar surpresa e espanto. De acordo com algumas lendas, os espelhos eram ferramentas do demônio, usados para capturar as almas, da mesma forma como capturavam imagens. Na Idade Média, os bruxos consultavam os espelhos, nos quais viam o futuro e a resposta para questões importantes. A isso se chamava perscrutação.

A estudiosa de bruxaria Rosemary Ellen Guiley descobriu certa vez instruções sobre como fabricar um espelho mágico nos escritos de Alberto Magno, um bruxo da Idade Média: “Compre um espelho e escreva sobre ele: 'S.Solam S.Tatler S.Echogordner Gematur'. Enterre-o”numa encruzilhada em uma hora ímpar. No terceiro dia, vá para esse lugar, a mesma hora, cave e retire-o de lá — mas não seja a primeira pessoa a olhar nesse espelho. É sempre melhor deixar um cachorro ou um gato olhar primeiro”.

O espelho mágico mais famoso da literatura é sem dúvida o da Rainha Má, em Branca de Neve. Mas existem muitos outros. Numa das histórias de As Mil e Uma Noites, um gênio dá ao príncipe Alasnam um espelho que lhe revelaria se poderia confiar ou não em alguém por quem estivesse apaixonado. Num poema inglês da época elisabetana, The Faerie Queen, Merlim cria um espelho para o Rei Ryence com poderes semelhantes:

O grande Mago Merlim criou,
Com seu grande saber e temível poder infernal,
Uma superfície de vidro espantosamente polida.
Esse espelho revelava, sem enganos,
Todo ser ou coisa que existisse
Que quem o contemplasse desejasse encontrar.
Fosse qual fosse o mal, de amigo ou inimigo,
Ao olhar, tudo era por ele revelado.

Esse espelho é muito parecido com o descrito por um outro famoso poeta britânico, que viveu três séculos antes de Spenser. Geoffrey Chaucer – um dos primeiros poetas a escrever em inglês – criou uma longa série de histórias chamadas Os Contos de Canterbury, cada uma delas narrada por um diferente personagem ficcional, em peregrinação ao Santuário de Canterbury, Inglaterra.
Numa das histórias, “O Conto do Escudeiro”, um espelho é dado a um rei chamado Cambinskan pelo rei da Arábia e da índia:

Esse espelho tem tal poder, que nele podem os homens ver
Quando está para lhes ocorrer alguma adversidade,
A vós e a vosso reino também,
E revelar quem é seu amigo e quem é inimigo.
Mais do que isso, se alguma bela dama
Por algum cavaleiro se enamorar,
Se falso ele se mostrar, sua traição ela enxergará.

Portais mágicos
Assim como recurso mágico para fazer profecias, os espelhos são frequentemente portais para outros mundos, como aquele imaginado por Lewis Carroll nas aventuras de Alice em Do Outro Lado do Espelho:
Espere aí, Gatinha, pare um pouco de falar que eu vou dizer a você o que eu acho da Casa do Espelho. Primeiro, tem o quarto onde você pode ver através do espelho – é o mesmo que este nosso quarto aqui, acontece apenas que as coisas estão ao contrário... Vamos fazer de conta que tenha uma maneira de ir para aquela sala. Uma maneira qualquer, Gatinha. Faz de conta que o espelho, de repente, ficou macio como gaze para a gente poder atravessá-lo. Ora, veja só, está se formando uma espécie de neblina nele. Juro que está. Vai ser fácil atravessá-la – Ao dizer isso, ela estava de pé no alto da lareira, embora mal soubesse como havia ido parar lá. E não havia erro... o vidro do espelho começava a dissolver-se, transformando-se numa névoa brilhante.

O Espelho de Ojesed
Os espelhos são, principalmente, reflexos de nós mesmos, para o Bem e para o Mal. É por isso que podem se tornar perigosos. O Espelho de Ojesed em A Pedra é um bom exemplo deste tipo de espelho.


“Era um magnífico espelho, da altura do teto, com uma moldura em talha dourada”. No seu topo havia a seguinte inscrição: “Oãça rocu esme Ojesed osamo tso rueso ortso moãn”, o que evidentemente é o reflexo no espelho de: “Não mostro o seu rosto mas o desejo em seu coração”. E o que poderia ser melhor do que isso? Muita coisa, aparentemente, quando damos atenção ao que Rony diz a Harry: “Dumbledore tinha razão. Aquele espelho podia deixar você maluco”.


Embora o Espelho de Ojesed seja a “chave para encontrar a Pedra Filosofal”, representa também um teste para o caráter das pessoas. A vaidade e o egoísmo — motivações básicas para se olhar o espelho — são características que facilmente corrompem qualquer um. Como apenas as pessoas dotadas de virtudes raras merecem realizar seus desejos, somente aqueles que olham no espelho e veem os outros (como quando Harry vê seus pais nele) ou veem a si mesmos praticando um ato desprendido (como impedir que a Pedra caia nas mãos de Voldemort) irão receber aquilo que mais querem.
John Dee (1527-1608), um dos Magos favoritos da Rainha Elizabeth I da Inglaterra, costumava usar o espelho para jazer profecias.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Um comentário:

  1. ninguem tentou desse espelho s solam s tatler s echogordner gematur??? tentei uma vez mas um caminhao passou encima (pq era estrada de terra) quebrou ele..estranho q passaram muitas vezes como se tentasse acerta la caso alguem tentar ou souber algo manda email dilacierda89@hotmai.com

    ResponderExcluir

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.