segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 24





FAWKES

Qual dos personagens é imortal?
Quando as aventuras de Harry começam, em A Pedraos personagens mais velhos são Nicolau e Perenelle Flamel, ambos com mais de seiscentos anos. Mas eles são privados de sua imortalidade quando a Pedra Filosofal é destruída. No entanto, outro importante personagem pode ser realmente imortal: a fênix Fawkes, mascote de Dumbledore. A fênix é um pássaro mágico. Vive por muitos séculos – alguns dizem que por mais de quinhentos anos.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



FAWKES

Qual dos personagens é imortal?
Quando as aventuras de Harry começam, em A Pedra, os personagens mais velhos são Nicolau e Perenelle Flamel, ambos com mais de seiscentos anos. Mas eles são privados de sua imortalidade quando a Pedra Filosofal é destruída. No entanto, outro importante personagem pode ser realmente imortal: a fênix Fawkes, mascote de Dumbledore. A fênix é um pássaro mágico. Vive por muitos séculos – alguns dizem que por mais de quinhentos anos. O poeta latino Ovídio escreveu:

Quantas criaturas sobre a Terra
Tiveram sua primeira existência sob outra forma?
No entanto, existe uma que é como sempre foi,
Renascida sempre, como se não tivesse idade, no decorrer dos anos.
E o pássaro assírio ao qual chamam fênix.
Ele não come as sementes comuns, nem folhas,
Mas bebe do suco das ervas mais raras, com sua ardência adocicada.
Quando completa quinhentos anos de existência,
Carrega seu ninho para o alto de uma palmeira ondulante
E, com delicadeza e capricho, suas garras preparam o leito
Com cascas de árvore e especiarias, mirra e canela,
E morre enquanto a fumaça do incenso carrega sua alma para o alto.
Então, do seu peito — assim conta a lenda —
Uma pequena fênix se ergue
Para viver, assim dizem, outros quinhentos anos.


A criatura sagrada, quase sempre descrita como sendo vermelha e dourada, era conhecida como benu, no antigo Egito, onde se originou. Era um importante símbolo da cidade de Heliópolis (a Cidade do Sol). No Livro dos Mortos egípcio, um texto sagrado escrito mais ou menos em 2000 a.C., a fênix proclama: “Sou a guardiã do livro das coisas que são e das coisas que virão a ser”. Nos hieróglifos egípcios, a fênix representa a passagem do tempo e permanece até hoje como um símbolo de imortalidade.
Muitos escritores usam a fênix como um símbolo de amor imortal e de lealdade. Em The Canonization, John Donne, poeta do século XVII, escreve para sua esposa:

O enigma da fênix guarda ainda mais sabedoria
Para nós, nós dois, sendo um, somos o que ela é.
Assim, numa única criatura cabem ambos os sexos,
Morreremos e renascemos os mesmos, e provamos do
Mistério por meio deste amor.

“Quando o pássaro fantástico morre, a fênix-fêmea, suas cinzas se reproduzem criando seu novo herdeiro, tão admirável quanto ela mesma fora...” William Shakespeare, Henrique VIII (Ato V, cena 2).

O nome de Fawkes
O nome Fawkes está ligado à lenda da fênix, embora a história tenha sido um pouco modificada. Obviamente, a criatura recebeu seu nome por causa de Guy Fawkes, líder de uma famosa tentativa de atentado que tinha como objetivo explodir o prédio do Parlamento Inglês, em 5 de novembro de 1605. A Gunpowder Plot (A Conspiração da Pólvora), como foi chamada, seria deflagrada com a rebelião dos católicos ingleses que, na época, eram perseguidos. Os conspiradores esconderam trinta e seis barris de pólvora nos subterrâneos da Casa dos Lordes, mas havia tantos conspiradores que o plano acabou chegando aos ouvidos das autoridades, que prenderam e executaram muitos deles (piorando ainda mais a situação dos católicos).
Na Inglaterra, 5 de novembro é o Dia de Guy Fawkes, celebrado com fogueiras, como a pira funeral da fênix.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.