terça-feira, 24 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 25





FLAMEL

O verdadeiro Flamel foi um alquimista bem-sucedido?
Como muitos fãs de Harry Potter sabem, Nicolas Flamel existiu de verdade. Nasceu nas cercanias de Paris, por volta de 1330, e tentou diversas carreiras — poeta, pintor, escrivão público — antes de se dedicar à astrologia.




 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Segundo seu relato, em 1357 foi visitado em sonhos por um anjo que lhe mostrou um livro e disse: “Flamel, olhe este livro. Nem você nem qualquer outro conseguirão entendê-lo, mas chegará o dia em que você verá nele algo que ninguém mais será capaz de ver”. No dia seguinte, ele encontrou aquele mesmo livro na barraca de um vendedor de livros de rua, em oferta por um preço baixíssimo, já que ninguém era capaz de entender o que estava escrito. Com grande esforço e a ajuda de um estudioso em idiomas que sabia ler o hebraico, Flamel decifrou o texto, que parecia ser um manual de transmutação de metais básicos em ouro.
Infelizmente, as instruções pediam um ingrediente especial — uma pedra filosofal — mas não explicavam do que se tratava. Por muitas décadas, Flamel tentou encontrar a misteriosa substância.
Em 17 de janeiro de 1383, de acordo com suas memórias:

Finalmente, encontrei o objeto de minhas buscas e reconheci-o por seu forte cheiro: com ele, consegui enfim concluir o rito mágico. Aprendi a preparar o primeiro agente e depois precisei apenas seguir meu livro, palavra por palavra. Da primeira vez que executei a operação, trabalhei com mercúrio e transmutei algo em torno de setecentos gramas na prata mais pura, de melhor qualidade do que a prata extraída das minas. Testei os resultados muitas e muitas vezes. Mais tarde, no vigésimo quinto dia de abril, completei a operação com a pedra-vermelha, trabalhando com a mesma quantidade de mercúrio, quando transmutei-o em uma quantidade igual de ouro. Este ouro era evidentemente superior às amostras mais comuns do metal. Consegui completar três vezes a operação mágica com a ajuda de (minha esposa) Perenelle.

Essa descrição — “forte cheiro” — levou outros alquimistas a acreditar que a pedra filosofal era enxofre. Mas não se conhece ninguém que tenha conseguido reproduzir o processo.
De acordo com a história, Flamel morreu em 1410, poucos anos depois de Perenelle. No entanto, alguns de seus seguidores acreditam que, além de conseguir produzir ouro, Flamel produziu o Elixir da Vida, que proporcionava a imortalidade. Muitos dizem que, graças a esse elixir, Flamel e sua esposa continuam vivos até hoje.
No mundo de Harry, pelo menos, essa crença se mostrou verdadeira. No começo de A Pedra, Flamel e sua esposa estão vivos e muito bem de saúde, apesar de terem quase 660 anos de idade. Infelizmente, quando a pedra é destruída, o elixir não pode mais ser produzido e assim ambos acabam morrendo.






GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.