quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 27





FOFO

Por que Fofo pertencia a um “sujeito grego”?
Hagrid comprou Fofo de um “sujeito grego” que encontrou num pub. E isso faz sentido porque Fofo é, de fato, a criatura da mitologia grega conhecida como Cérbero. E, originalmente, era mesmo um sentinela, já que lhe cabia guardar a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, onde as almas dos mortos passavam a eternidade. Seu trabalho era manter os vivos do lado de fora e devorar qualquer um que tentasse escapar.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



FOFO

Por que Fofo pertencia a um “sujeito grego”?
Fofo é o mascote de Hagrid e passou a ser o guardião da pedra mágica de Nicolas Flamel, depois que ela foi retirada do Banco de Gringotes: “Um cachorro monstruoso, que ocupava todo o espaço entre o teto e o piso. Tinha três cabeças, três pares de olhos que giravam enlouquecidos, Três narizes que franziam e estremeciam farejando-os, e três bocas babosas”.
Hagrid comprou Fofo de um “sujeito grego” que encontrou num pub. E isso faz sentido porque Fofo é, de fato, a criatura da mitologia grega conhecida como Cérbero. E, originalmente, era mesmo um sentinela, já que lhe cabia guardar a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, onde as almas dos mortos passavam a eternidade. Seu trabalho era manter os vivos do lado de fora e devorar qualquer um que tentasse escapar.


Cérbero e Hércules
Cérbero desempenha um papel de destaque em um famoso mito grego, a história dos doze trabalhos de Hércules. O herói Hércules, enganado pela deusa Hera, foi levado a cometer crimes horrendos. Seu castigo foi se tornar servo de um rei de segunda categoria por doze anos. O rei exigiu de Hércules o cumprimento de doze tarefas, todas elas consideradas impossíveis. A maior parte delas consistia em capturar ou matar algumas feras das mais malignas, como a Hidra, uma criatura de várias cabeças. O último trabalho, considerado o mais difícil, foi capturar Cérbero, trazendo-o do seu posto de guarda, os portões do Hades, e apresentando-o diante do rei. Espantosamente, Hércules conseguiu cumprir sua missão, bastando para isso usar sua força bruta.


Cérbero, segundo uma ilustração feita por volta dê 1500.

Cérbero e a música
Um outro personagem levou a melhor sobre Cérbero, mas não graças a seus músculos. Foi Orfeu, um talentoso músico que, corajosamente, desceu ao mundo subterrâneo para resgatar sua amada, Eurídice. Sem a força de Hércules, ele tocou a sua lira para amansar Cérbero. E funcionou. Assim, ele foi capaz de passar pela criatura e trazer Eurídice para fora. E por isso que o tal sujeito grego disse a Hagrid que a música poderia amansar Fofo.






GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.