sábado, 28 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 29





GIGANTES

Todos os gigantes são cruéis?
A maioria dos humanos — provavelmente sem motivo — acredita que os gigantes são tão perigosos e cruéis quanto grandes. Seja qual for a verdade, eles têm sempre uma vida difícil.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Os primeiros gigantes
Os primeiros gigantes pertenceram à mitologia grega. Nasceram quando o sangue de Urano (o Céu) se derramou sobre Géa (a Terra). Os gigantes lutaram contra os deuses do Olimpo — Zeus, Hera, Apolo e outros — e foram derrotados com a ajuda de Hércules, que os deuses chamaram para defendê-los. Depois de vencidos, foram sepultados por debaixo das montanhas que, então, se tornaram vulcões.
Uma outra raça de gigantes gregos míticos era conhecida como ciclopes. Eram monstros que possuíam um único olho e foram criados pelos relâmpagos de Zeus. No poema épico de Homero, A Odisséia, o herói Ulisses e seus homens têm um encontro com um ciclope e só escapam a muito custo.


Os Ciclopes do Mito Grego.

Tanto essas raças de gigantes como as que se seguiram são conhecidas por serem cruéis e comerem carne humana.

Gigantes Ingleses
Entre os gigantes mais recentes, a lenda de dois deles, Gog e Magog, se espalhou pelo mundo, mudando um pouco em cada lugar. Na Inglaterra, a história sobrevive na forma de duas grandes estátuas, em Guildhall, Londres. Elas foram erguidas no século XV, e diz-se que retratam a última raça de gigantes destruída pelo legendário fundador de Londres. As estátuas, muito populares, foram substituídas duas vezes: depois do Grande Incêndio, em 1666, e depois de um ataque aéreo na Segunda Guerra.

Uma lenda inglesa ligeiramente diferente combina os dois gigantes num único monstro, chamado Gogmagog, que teria vivido perto da Cornualha. Nessa versão, um bravo soldado atira o gigante de um penhasco, que até hoje é chamado de O Pulo do Gigante. Outro legendário gigante inglês, Gargântua, ficou famoso, no século XVI, como o personagem principal das aventuras cômicas escritas pelo francês François Rabelais. De acordo com algumas lendas, ele foi empregado do rei Artur e conseguiu derrotar Gog e Magog.

Em dois dos primeiros livros da Bíblia, o Gênesis e Ezequiel, Magog é o nome do lugar de origem de Gog. Num livro posterior, Revelações, Magog aparece como a segunda criatura ou força que se junta a Gog na tentativa de destruir o mundo.

Gigantes e magia
De acordo com o historiador Geoffrey de Monmouth, Stonehenge, o misterioso círculo de enormes pedras encontrado no sul da Inglaterra, tem sua origem nos gigantes da Irlanda. Segundo seu relato, Artur pediu a Merlim um conselho sobre a construção de um memorial de guerra. O mago respondeu: Se você quiser adornar o solo onde estão enterrados esses homens com um monumento que dure para sempre, mande trazer o Anel dos Gigantes, que está no Monte Killaraus, na Irlanda. Lá existe uma construção de pedra que homem nenhum da nossa era poderia erguer, a não ser que combinasse uma habilidade especial à sua arte. As pedras são enormes e não há ser vivo forte o bastante para movê-las. Se forem colocadas ao redor desse sítio, na mesma posição em que foram erguidas lá, ali ficarão para sempre...
Essas pedras estão ligadas a um ritual religioso secreto e possuem propriedades medicinais. Muitos anos atrás, os gigantes as trouxeram dos remotos confins da África e as colocaram na Irlanda, na época em que viviam naquela região. Sempre que se sentiam doentes, despejavam água sobre as pedras e preparavam um banho curativo com essas águas. Além do mais, misturavam essa água com poções de ervas, que usavam para ajudar a cicatrizar seus ferimentos. Não há nenhuma pedra ali que não possua virtudes medicinais. Como Geoffrey nos conta, o rei aceitou o conselho de Merlim e mandou que trouxessem as pedras à sua presença.

Não é segredo para ninguém
No mundo de Harry, a maioria dos bruxos tem preconceito contra gigantes. Hagrid jamais contou a ninguém que sua mãe era a giganta Fridwulfa por se preocupar como seria a reação dos outros.
Pela mesma razão, a diretora de Beauxbatons, Madame Olímpia Maxime, reluta tanto em admitir que é meio-gigante. Mas qualquer um com bom senso poderia adivinhar isso, só pelo seu nome. Olímpia refere-se aos gigantes originais do Olimpo, e Maxime quer dizer “máximo” ou “muito grande” em francês.

Geoffrey de Monmouth, como a maioria dos historiadores antigos, dava crédito às histórias que escutava. Por isso, sua história da Inglaterra mistura lendas com fatos comprovados.

Na peça de Shakespeare, “Como Gostares”, Rosalinda pergunta ansiosamente à sua amiga Caia sobre um jovem: “O que ele disse? Qual é a aparência dele? Para onde ele já viajou? Ele perguntou por mim? Onde ele está agora? E quando você vai revê-lo? Responda-me tudo em uma única palavra”. Célia, sem hesitar, replica “Então, primeiro você precisa me dar a boca de Gargântua, porque tal palavra seria grande demais para a boca de alguém deste nosso tempo.” (Ato III, cena 2.)







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.