domingo, 29 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 30





GRIFOS

Qual a criatura que domina tanto os céus quanto a terra?
A casa de Harry, Griffindor (na tradução em português, Grifinória), literalmente significa “grifo de ouro” (em francês, or quer dizer ouro). É um nome bastante apropriado para uma casa caracterizada pela coragem e pela virtude. Os grifos são criaturas mágicas, parte leão, parte águia. São originários da Índia, onde guardavam imensos tesouros em peças de ouro.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



No século III, um historiador chamado Aelian escreveu:


Ouvi dizer que o animal indiano chamado Grifo é um quadrúpede, como um leão, que possui garras de enorme força que lembram as garras do leão. As pessoas contam que o animal tem asas, que as penas ao longo de seu dorso são negras e as do peito são vermelhas, enquanto as das asas são brancas. E Ctsesias (um historiador grego) relata que o pescoço do grifo é coberto de penas de um azul mais escuro, que ele tem o bico de uma águia, assim como a cabeça, exatamente como alguns artistas o retrataram em pinturas e esculturas. Seus olhos, diz ele, são como fogo. Ele constrói sua toca no topo das montanhas. Embora não seja possível capturar um animal adulto, alguns caçadores já conseguiram apanhar filhotes. Os grifos lutam com outros animais e os vencem com facilidade, mas nunca confrontam o leão ou o elefante.

O significado dos grifos
Os grifos fazem parte da literatura e da mitologia há doze séculos. Daquela época até hoje, seu significado mudou muito. O estudioso Hans Biedermann explica:

Um animal fabuloso, simbolicamente significativo por dominar tanto os céus quanto a terra, graças a seu corpo de leão e sua cabeça e asas de águia. Na Grécia, o grifo simbolizava a tenacidade vigilante. Apolo costumava montar um animal dessa espécie, e os grifos eram responsáveis pela guarda do ouro da Hiperbórea (uma região mítica onde o sol brilharia ininterruptamente e a felicidade não cessaria, localizada “para além do vento norte”). O grifo também incorporava Nêmeses, a deusa da vingança, e era quem girava a sua Roda da Fortuna. Nas lendas, a criatura era o símbolo da superbia (orgulho extremo, arrogância) porque dizia-se que Alexandre, o Grande tentara voar montado em grifos para alcançar os confins dos céus.


No início, o grifo foi retratado como uma figura satânica que armava ciladas para aprisionar as almas dos homens. No entanto, mais tarde tornou-se o símbolo da dupla natureza (humana e divina) de Jesus Cristo, precisamente pelo seu domínio dos céus e da terra. A associação com o Sol tanto da águia quanto do leão favoreceu essa interpretação positiva do mito. O grifo, por consequência, tornou-se o adversário das serpentes e dos basiliscos, já que ambos eram tidos como encarnações de demônios.

Nos últimos mil anos, o grifo mostrou-se a figura mais constante dos brasões de família. Um especialista em heráldica diz: “O grifo é muito popular porque, aparentemente, possui inúmeras virtudes e nenhum vício. Entre essas virtudes destacam-se a nobreza, a coragem e a força”. E essas são exatamente as qualidades incorporadas pelo fundador de Hogwarts, Godric Gryffindor, e pelos membros da Casa Grifinória.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.