terça-feira, 31 de julho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 32





HIPOGRIFOS

Qual é a criatura mágica menos verossímil?
Bicuço, o hipogrifo que surgiu pela primeira vez em Azkaban, é mais do que uma simples criatura mágica. Com a cabeça de ave e as patas dianteiras de um grifo num corpo de cavalo, os hipogrifos, sem dúvida, são uma combinação muito estranha. E essa foi justamente a intenção do homem que os imaginou, no século XVI, um escritor com bastante senso de humor.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Certa vez, para enfatizar a impossibilidade de um certo episódio, o poeta romano Virgílio disse que tal coisa só ocorreria “quando um grifo cruzasse com um cavalo”. A frase ficou famosa. Por muitos séculos, foi usada como hoje usamos “no dia em que os porcos criarem asas”.
Ludovico Ariosto, poeta italiano do início do século XVI, lembrou-se da frase quando estava escrevendo Orlando, o Furioso, história épica sobre os cavaleiros de Carlos Magno, rei que dominou quase toda a Europa no século IX. Decidido a finalmente criar o ser impossível de Virgílio, ele inventou o hipogrifo (Hipo é a palavra grega para “cavalo”). De acordo com Ariosto, o hipogrifo seria originário dos montes Rifaina, “para além dos mares congelados”. A criatura aparece na história quando a corajosa sobrinha de Carlos Magno, Bradamante, procura por seu amado, um cavaleiro chamado Rogério. Bradamante encontra Rogério, que está aprisionado por um feiticeiro que usa a estranha criatura como montaria. Poucas pessoas haviam visto um hipogrifo até então. Após derrotar o feiticeiro e libertar Rogério, Bradamante tenta se aproximar do animal:

Desceram a montanha até o local onde o encontro ocorrera. Encontraram o hipogrifo, com o escudo mágico no envoltório, pendurado na bolsa lateral da sela. Bradamante adiantou-se para tomar os arreios e pareceu que o hipogrifo esperaria por ela. No entanto, antes que ela chegasse, ele estendeu suas asas e voou em direção a uma elevação próxima, e fez a mesma coisa na segunda tentativa, outra vez frustrando os esforços da moça. Rogério e os outros cavaleiros libertados espalharam-se pela planície em volta e pelo topo das elevações, tentando capturá-lo. Finalmente, o animal permitiu que Rogério se aproximasse o suficiente para segurá-lo pelo bridão. O destemido Rogério não hesitou em montá-lo, e suas esporas aguilhoaram o animal de tal maneira que, depois de galopar por uma curta distância, de repente esticou as asas e elevou-se no céu. Bradamante sofreu a dor de ver seu amor arrebatado quase imediatamente após tê-lo reencontrado. Rogério, que não sabia como cavalgar o animal, foi incapaz de direcionar o voo. Viu-se carregado para o pico de montanhas tão altas que mal podia distinguir, lá embaixo, a terra da água. O hipogrifo tomou a direção do oeste e cortou os ares com a rapidez de um navio novo singrando as ondas, impulsionado por ventos mais frescos e favoráveis.
Em outro episódio da história, um cavaleiro diferente, Astolfo, atravessa o mundo montado no mesmo hipogrifo:

O falcão e a águia pairam nos ares com menos liberdade. Sobre a selvagem terra da Gália, o guerreiro voou dos Pireneus até o Reno, de mar a mar. A caminho de Aragão, passou por Navarra, deixando as pessoas lá embaixo abismadas com tal visão. Então, atravessou Castela, Galícia, Lisboa, Sevilha e Córdoba. Não deixou de explorar nenhuma região do litoral ou do interior da Espanha. Do Atlântico aos extremos do Egito, fez a volta sobre a África e retornou. Marrocos, Fez e Oran, olhando para baixo, viu a nobre Biskra, Tunes, Trípoli, Bernícia e Ptolomita, e das terras asiáticas seguiu para o Nilo.

Astolfo acabaria cavalgando o hipogrifo até chegar ao Paraíso. Posteriormente, em sinal de respeito, ele o libertou. É por isso que podemos entender por que J. K. Rowling diz em Animais Fantásticos que o hipogrifo “é hoje encontrado em todos os lugares do mundo”.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.