sábado, 4 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 36





LATIM

Qual é o idioma mais importante para os bruxos?
Diferentemente de muitas escolas, Hogwarts, aparentemente, não enfatiza o aprendizado de idiomas estrangeiros, pelo menos não nos primeiros anos. Mas existe uma língua com a qual, desde o primeiro ano, os estudantes vivem esbarrando: o latim.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Muitos encantamentos, feitiços e maldições são nada mais do que palavras em latim que expressam o efeito desejado. Por exemplo, Lumus, a palavra mágica que faz uma luz aparecer na ponta da varinha mágica dos bruxos, vem da palavra em latim que significa “luz”. Nox, a palavra para apagar essa mesma luz, em latim significa “escuridão”.
O latim é usado também em outros lugares. Por exemplo, Olho-Tonto Moody, tempos atrás, foi um Auror, um policial cujo trabalho era levar os bruxos malvados à justiça. Em latim, “aurora” é outra palavra para “luz” (nascer do dia), e assim Auror é um nome perfeito para quem luta contra as trevas. Também o lema de Hogwarts é em latim: Draco dormiens nunquam titillandus (“Nunca provoque um dragão adormecido”). J. K. Rowling, pessoalmente, disse certa vez: “Gosto de imaginar os bruxos usando essa língua morta como se ela ainda estivesse viva”.

Os historiadores dizem que o exemplo mais antigo de latim são quatro palavras gravadas num alfinete para capas do século VII ou VI a.C, elas identificavam o dono da casa.

E de fato faz sentido que o latim seja tão importante. Depois que os romanos conquistaram a Europa (a Inglaterra, inclusive), há cerca de dois mil anos, o latim tornou-se uma língua geral, que poderia ser usada em qualquer lugar do império. Os estudiosos confiavam nisso para assegurar que seu trabalho poderia ser compartilhado amplamente. O latim foi também a língua do primitivo cristianismo. Por muitos séculos, a maioria dos livros somente era escrita em latim, já que toda pessoa instruída sabia latim.

Não tente fazer isso em casa!... O Ministério prescreve que três maldições são “imperdoáveis” e qualquer bruxo que as praticar contra um ser humano será punido com uma sentença de prisão perpétua em Azkaban. São elas Crucio, que causa dor extrema (crucio, em latim, quer dizer tortura, suplício). Imperio, que coloca a vítima sob controle total do bruxo (imperio significa uma ordem ou comando) e Avada Kedavra, a Maldição Mortal. (Veja, Avada Kedavra).


LATIM PARA BRUXOS
Aqui estão algumas palavras mágicas que vêm do latim:

Accio: Encanto que faz um objeto vir ate você. Do latim accio, “chamar”, “convocar”.

Aparecium: Faz a escrita em tinta invisível aparecer. De appareo, “tornar-se visível”, “aparecer”.

Maldição de Conjunctivitius: Prejudica a visão alheia. De conniugo, “reunir”, “ligar”. Os olhos têm um tecido conectivo chamado conjuntiva. Quando esse tecido infecciona-se, a pessoa pega conjuntivite, ficando com os olhos vermelhos.

Deletrius: Faz as coisas desaparecerem. De deleo, “deletar”, “apagar”, “destruir”.

Densaugeo: Faz com que algo cresça incontrolavelmente. Talvez venha de denso, “engrossar”. Draco Malfoy lança este feitiço contra Harry, mas ele ricocheteia e acerta Hermione nos dentes.

Diffindo: Separa coisas. De diffindo, “separar”, “dividir”.

Dissendium: Abre coisas, tais como a estátua da feiticeira que guarda a passagem secreta entre Hogwarts e Dedosdemel. De dissiedo, “ser separado”.

Enervate: Revigora coisas. (Curiosamente, esta palavra mágica tem um efeito exatamente oposto ao que seu semelhante significa em latim e em inglês. Em inglês, enervate quer dizer “enfraquecer”, e sua raiz latina, enervo, significa o mesmo. Nenhuma das duas palavras significa energizar).

Expecto Patronum: Produz um patrono (um guardião). De expecto, “expelir”; e patronus, “guardião”, “protetor”.

Expelliarmus: Desarma o oponente. De expello, “expelir”, “soltar”, e armus, “arma”.

Feitiço Fidelius: Deposita um segredo numa pessoa de confiança. De fidelus, “fiel”, “confiável”, “digno de confiança”.

Finite Incantatem: Termina outros encantamentos. De finite, “fim”, e incantatem, “palavra mágica ou feitiço”.

Impedimenta: Detém uma pessoa ou alguma coisa. De impedimentum, “impedimento”, “obstáculo”.

Incêndio: Feitiço usado para fazer fogo. É comumente usado para incendiar lareiras antes que o Pó-de-Flu possa ser usado para transporte dos bruxos. De incendia, “fogo”.

Obliviate: Faz uma pessoa esquecer. De oblivio, “esquecer”.

Petrificus Totalus: Imobiliza uma pessoa. De petra, “pedra”.

Prior Incantatem: Revela o feitiço que foi executado imediatamente antes por uma varinha mágica. De prior, “prévio”; e incantatem, “encantamento”, “feitiço”.

Rictusempra: Cócegas. De ríctus, “uma risada”, “sorriso”.

Riddikulus: Faz alguma coisa parecer engraçada. Usado para afugentar um fantasma. De ridiculus, “ridículo”, “engraçado”.

Reparo: Conserta coisas. De reparare, “consertar”.

Vingardium Leviosa: Faz coisas saírem voando. De levis, “leve” (como na palavra levitar, “fazer flutuar no ar”).

Muitas palavras em inglês — as estimativas variam de 30 a 60% delas — têm raízes no latim. Uma das regras básicas da magia diz que, para lançar um feitiço, não basta pronunciar algumas palavras. O importante é a maneira como o feitiço é dito. Por exemplo, o grau de autoconfiança pode ter grande influência. Conjurar um feitiço pode requerer um enorme esforço e muita energia. Assim, o poder do feiticeiro é também fator importante.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.