quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 12







O bicho-papão é bem conhecido no folclore do norte da Inglaterra como um espírito capaz de mudar de forma que, embora geral­mente invisível, pode materializar-se como um ser humano, um animal, um esqueleto ou até um demônio. A maioria dos bichos-papões [...].



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





O bicho-papão é bem conhecido no folclore do norte da Inglaterra como um espírito capaz de mudar de forma que, embora geral­mente invisível, pode materializar-se como um ser humano, um animal, um esqueleto ou até um demônio. A maioria dos bichos-papões, como aquele que o professor Lupin guarda dentro de um armário em Hogwarts, adora assustar as pessoas. Alguns são apenas travessos, assemelhando-se ao Poltergeist em seus esforços para produzir o caos em uma casa bem-arrumada. Segundo a tradição, sabemos que uma dessas criaturas intrometidas está por perto quando portas batem sem motivo, velas se apagam de repente, ferramentas somem e ruídos miste­riosos ecoam pela casa toda. Outros bichos-papões de natureza mais perniciosa espreitam no escuro, na beira das estradas, e assustam via­jantes solitários, por vezes causando ferimentos ou morte.
O bicho-papão é um parente, e alguns talvez digam até que é o irmão maligno, do brownie, uma criatura bem mais amistosa. Os brownies apa­recem nas lendas inglesas como ajudantes nas tarefas domésticas, que assumem grande responsabilidade pelo bom estado do lar onde habitam e trazem sorte ao dono da casa. Podem limpar a sujeira, completar tare­fas inacabadas, fazer pão, colher cereais, pastorear ovelhas e consertar ferramentas quebradas e roupas rasgadas. Em troca de seus serviços, eles têm direito a ganhar toda noite uma tigela de leite ou coalhada e uma fatia de bolo. Se uma recompensa maior for oferecida, será tomada como uma ofensa, e os brownies se ofendem e se zangam facilmente. Então, pode aparecer um bicho-papão no lugar do brownie.
Acredita-se que os bichos-papões domésticos sejam escuros, peludos e feios, com mãos e pés exageradamente grandes. Para completar o visual, vestem-se de trapos. Séculos atrás, quando se achava que uma casa estava infestada por um bicho-papão, o proprietário em geral fazia um esforço enorme para se livrar dele. Mas os bichos-papões eram teimosos e às vezes uma família podia se ver forçada a mudar para outra cidade a fim de escapar. Mesmo assim, nem sempre funcionava: há a história de um fazendeiro que ficou tão farto da destruição causada por um bicho-papão que fez as malas da família toda, juntou seus pertences e partiu para uma nova residência. Quando estava saindo de casa, um vizinho surpreso perguntou se ele estava se mudando. Antes que o homem pudesse responder, uma voz vinda de dentro de suas malas disse, muito alegre: "Sim, estamos indo embora!" O fazendeiro e sua família deram meia-volta e voltaram tristes para casa, sabendo que não havia como fugir do bicho-papão espertalhão.


Prisioneiro de Azkaban, 7



OUTROS TIPOS DE BICHO-PAPÃO

"Seja bonzinho senão o bicho-papão vai te pegar!" Você já deve ter ouvido isso, não? Um bicho-papão é um ser sobrenatural que fica à espreita embaixo da cama, dentro de armários, embaixo de escadas escuras e em qualquer outro local som­brio ou assustador. O bicho-papão não tem uma aparência definida. Em vez disso, como ocorreu em Hogwarts, ele assume qualquer forma capaz de nos aterrorizar ao máximo.
O bicho-papão é um descendente de dois outros espíritos malignos, o bogle escocês e o boglie inglês, ambos estreitamente relacionados ao bicho-papão. O bogle é capaz de mudar de forma e pode se parecer com qualquer coisa, desde um cachorro até uma nuvem ou um saco de milho. Os bogles são famosos por pregar peças a viajantes, mas só fazem realmente mal a bandidos que mereçam uma punição. Os bogies são descritos como duendes travessos, pequenos, negros e pelu­dos. Assim como o bicho-papão, nos países de língua inglesa muitas vezes um adulto diz que vai chamar um bogie para intimidar as crianças e fazer com que se comportem direito.






POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.