terça-feira, 23 de outubro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 6







Segundo a lenda, esses barbudinhos durões passam a maior parte dos dias trabalhando no subsolo, onde garimpam ouro e outros metais preciosos.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Entregar cartões musicais no Dia dos Namorados para magos ado­lescentes não é nem de longe o tipo de trabalho que um anão costuma fazer. Segundo a lenda, esses barbudinhos durões passam a maior parte dos dias trabalhando no subsolo, onde garimpam ouro e outros metais preciosos. Como se orgulham de seu trabalho pesado, não admira que cumpram seus afazeres frívolos em Hogwarts com a cara de crianças obrigadas a comer couve amarga.
No folclore da Alemanha e da Escandinávia, os anões são uma raça de seres sobrenaturais que guardam tesouros magníficos, enterrados nas pro­fundezas do solo. Embora tenham o poder de se tornarem invisíveis ou assumir qualquer forma, em geral têm o aspecto de homens pequenos, com cabeça grande, cara enrugada, barba comprida e grisalha, pernas e braços malformados. Criaturas sociáveis, vivem em comunidades no interior de montanhas, cavernas ou em deslumbrantes palácios subterrâneos. Por usarem roupas de cores pardacentas, confundem-se facilmente com as ro­chas e os arbustos, o que lhes permite entrar e sair de seu lar subterrâneo sem serem percebidos por olhos humanos. Na tradição de certas regiões, os anões, assim como os trasgos, viram pedra quando expostos à luz do sol.
Os anões são metalúrgicos talentosos e seus poderes mágicos os condu­zem aos mais ricos filões de metais preciosos. Os anões mais bem-dotados para a arte trabalham com o ouro e a prata, modelando jóias e objetos de­corativos considerados mais bonitos do que aqueles criados pelos humanos. Outros forjam o ferro para fabricar armas perigosas, dotadas de poderes mágicos. Thor, o deus escandinavo do trovão, sabiamente escolheu anões para fabricar sua principal ferramenta — um martelo poderoso que, quando lançado, disparava um relâmpago e depois voltava para a mão do seu dono.
Os anões também trabalharam para Odin, o deus escandinavo supremo, para o qual criaram uma lança mágica que sempre atingia o seu alvo.
Em certas regiões da Alemanha, dizem que os mineradores às vezes encontram anões, em geral quando rompem uma parede subterrânea e se vêem diante de uma oficina ou de um palácio dos anões. Contanto que os humanos não sejam rudes, os anões não ficam ofendidos com essas invasões e podem até dar conselhos sobre onde encontrar os melhores veios de minério. Os anões também podem fazer soar o alarme em uma mina quando houver perigo por um acúmulo de gases nocivos ou devi­do a um provável desabamento do teto. Porém, se os homenzinhos não forem tratados com o devido respeito, podem inverter os papéis e causar essas catástrofes. Se um minerador for imprudente o bastante para roubar ouro e jóias do tesouro de um anão, não só irá sofrer muitas des­graças como também, quando chegar em casa e abrir sua mochila, todo o tesouro terá se transformado em folhas.
Como vivem centenas de anos e podem ver o futuro, os anões são con­siderados muito sábios. Segundo a lenda, em certas cidades alemãs, tem­pos atrás, os anões compartilhavam sua sabedoria com os humanos, davam conselhos, contavam histórias e ajudavam a cumprir tarefas domésticas, em troca de um local aquecido para dormir, nos longos meses de inverno. Mas os anões abandonaram esse costume quando os aldeões se mostraram excessivamente curiosos sobre os pezinhos dos seus hóspedes, que sempre se mantinham ocultos embaixo de casacos que iam até o chão. Interes­sados em saber o que os anões estavam escondendo, os proprietários das casas polvilharam o chão com cinzas, na esperança de que os homenzi­nhos deixassem pegadas reveladoras. Em vez disso, os anões, muito sen­síveis quanto à sua aparência, se aborreceram e deixaram a cidade, voltan­do para sempre à sua morada subterrânea. Alguns dizem que os anões têm patas de ganso, de corvo ou de bode, outros afirmam que têm pés humanos virados para trás — mas isso são apenas rumores não confirmados.


Câmara Secreta, 13





POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.