terça-feira, 6 de novembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 15







Um bruxedo é um feitiço, ou maldição, lançado contra uma pessoa ou objeto com a intenção de fazer mal. Para quem não pode contar com a ajuda de Madame Pomfrey para desfazer os efeitos malignos, ser vítima de um bruxedo é considerado um perigo muito sério.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Quando os dentes de Hermione, de repente, começam a crescer até ficarem enormes, ela logo compreende que é vítima de um bruxedo do malvado Draco Malfoy. Um bruxedo é um feitiço, ou maldição, lançado contra uma pessoa ou objeto com a intenção de fazer mal. Para quem não pode contar com a ajuda de Madame Pomfrey para desfazer os efeitos malignos, ser vítima de um bruxedo é considerado um perigo muito sério.
A palavra bruxedo vem de bruxa e o bruxedo é considerado uma forma de bruxaria. Embora tenha surgido provavelmente na Europa, os bruxedos estão mais associados à mágica do folclore dos "holandeses" da Pensilvânia, pessoas de origem germânica que colonizaram os Estados Unidos no século XVII. O bruxedo era a especialidade dos "médicos de bruxedo", cujos serviços de fazer ou desfazer bruxedos podiam ser con­tratados por qualquer pessoa da comunidade.
Entre os antigos lavradores da Pensilvânia, qualquer contratempo bobo — como não conseguir transformar a nata em manteiga, ou algu­ma questão mais séria, como um animal de criação que estivesse doente — podia ser atribuído a um bruxedo. Quando o pêlo de um ani­mal caía, ou ele parava de comer, ou ficava estranhamente agitado, logo se desconfiava de um bruxedo. Era ainda mais grave quando o bruxedo recaía num ser humano. A pessoa vítima de um bruxedo podia ter insônia incurável, definhar por falta de apetite ou por inca­pacidade de manter a comida no estômago sem vomitar. Podia ainda ficar constantemente com uma sensação física desconfortável ou dolorosa, ou podia ter má sorte em tudo.
Havia diversas opções para quem quisesse proteger sua família ou sua criação contra os bruxedos. Dizia-se que desenhar uma estrela de cinco pontas na ombreira da porta ou no peitoril da janela impedia que um médico de bruxedo entrasse numa casa. Podia-se pendurar uma carta de bruxedo — uma breve declaração hostil, dirigida a um médico de bruxe­do — numa das vigas de um estábulo a fim de proteger seus ocupantes. Os animais também podiam ser protegidos ou até curados de doenças causadas por um bruxedo quando se penduravam saquinhos de pano com mercúrio no alto de suas baias.
Símbolos de bruxedo — figuras geométricas tradicionalmente pintadas na lateral de casas e estábulos — podiam trazer uma proteção adicional contra bruxedos e outros feitiços. Assim como os bruxedos, o costume de desenhar símbolos de bruxedo originou-se provavelmente na Alemanha, mas, no século XIX, esses símbolos eram muito mais comuns no leste da Pensilvânia. Hoje são considerados arte folclórica, mas alguns especialistas acreditam que os símbolos de bruxedo, na sua origem, eram usados para proteger animais e seres humanos contra bruxedos e para afastar o mau-olhado (ver amuleto). Embora sejam vistos com mais freqüência em habitações, os símbolos de bruxedo às vezes são pintados em berços, utensílios domés­ticos e discos de metal ou madeira feitos para pendurar nas janelas.



Cálice de Fogo, 23





POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.