terça-feira, 13 de novembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 20







Ao contrário dos centauros meditativos e filosóficos que ficam vagando pela Floresta Proibida, os centauros originais da mitologia grega eram um bando de desordeiros. [...] Metade homem, metade cavalo, os centauros eram magníficos de se olhar, mas estavam sempre prontos para beber, lutar e seduzir mulheres humanas.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Ao contrário dos centauros meditativos e filosóficos que ficam vagando pela Floresta Proibida, os centauros originais da mitolo­gia grega eram um bando de desordeiros. Vivendo em rebanhos nas montanhas do norte da Grécia, levavam um estilo de vida turbulento e sem lei. Metade homem, metade cavalo, os centauros eram magníficos de se olhar, mas estavam sempre prontos para beber, lutar e seduzir mu­lheres humanas. Certa vez, convidados para o casamento do seu vizinho Pirítoo, rei dos lápitas, os centauros embriagados atacaram as mulheres convidadas, tentaram raptar a noiva e com isso começaram uma batalha sangrenta contra o anfitrião e seus aliados — luta que os centauros perderam, para grande alívio de todos os que viviam na região.
Como acontece em qualquer família numerosa, alguns poucos cen­tauros se rebelaram contra os hábitos bárbaros de seus semelhantes, preferindo uma vida virtuosa e dedicada à contemplação intelectual. O mais famoso deles é Quíron, que foi professor e mentor de muitos jovens humanos destinados à celebridade, entre eles Hércules, Aquiles (o herói da Guerra de Tróia), Jasão (capitão do barco Argo) e Asclépio, deus da medicina. Conhecido por sua sabedoria e por seu sentido de justiça, Quíron possuía conhecimentos sobre medicina, caça, herbologia e navegação celeste. Também praticou a astrologia e a adivinhação. A jul­gar pela capacidade que tinham Ronan, Agouro e Firenze, de ler o futuro no céu, desconfiamos que esses centauros podem ser descendentes do ramo da família ao qual Quíron pertencia.
Os mitos contam que Quíron podia ter continuado a instruir jovens heróis para sempre, pois nasceu imortal. Mas preferiu abrir mão da imor­talidade depois de se ferir acidentalmente com uma flecha envenenada, pertencente ao seu amigo Hércules. Quando a dor se tornou insu­portável, pediu a Zeus que o deixasse morrer. Zeus atendeu o pedido de Quíron, mas, para que continuasse imortal, colocou-o no céu na forma da constelação de Centauro.


A constelação de Centauro só é visível para quem vive ao sul do equador. Contém a terceira estrela mais brilhante do céu noturno, Alfa do Centauro, que é também a estrela mais próxima do nosso Sol.



POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.