quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 27







Em alguns dicionários, você irá encontrar "duende" definido como um "demônio feio e maldoso". Mas veja os duendes sagazes e efi­cientes que dirigem o Gringotes e logo você vai compreender que essas criaturas mágicas nem sempre foram vistas de forma negativa.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Em alguns dicionários, você irá encontrar "duende" definido como um "demônio feio e maldoso". Mas veja os duendes sagazes e efi­cientes que dirigem o Gringotes e logo você vai compreender que essas criaturas mágicas nem sempre foram vistas de forma negativa. No fol­clore medieval inglês, os duendes costumam ser representados como diabinhos ou espíritos domésticos prestativos, ainda que temperamen­tais. Como os brownies escoceses, os gobelins franceses, os kobolds alemães, freqüentemente se prendem a uma determinada pessoa ou família e se mudam para a sua casa. Gostam especialmente de casas de fazenda e de sítios isolados na zona rural.
Embora os duendes variem muito em tamanho, acredita-se que a maioria tenha a metade da altura de um ser humano adulto. Têm cabelo e barba grisalhos e seu corpo e suas feições costumam ser grotescamente deformados. Podem ter dedos extras nas mãos e nos pés, podem não ter orelhas, ou então ter sobrancelhas viradas ao contrário ou ainda braços e pernas sem cotovelo e sem joelho. Alguns duendes têm também curiosos defeitos de pronúncia ou vozes esganiçadas.
Quando bem alimentados e bem tratados, a maioria dos duendes domésticos dedica-se a manter as coisas limpas e arrumadas. Têm um fraco por crianças e trazem presentes para jovens bem-comportados. Mas tome cuidado com um duende zangado! Quando ofendidos, eles não medem forças para obter sua vingança. As travessuras prediletas dos duendes são roubar ouro e prata, cavalgar de noite até deixar o cavalo exausto e mudar de lugar as placas de sinalização. Segundo muitos con­tos de fadas europeus, o sorriso amargo de um duende pode coagular o sangue humano e sua risada pode azedar o leite e fazer os frutos caírem das árvores. O único jeito de livrar-se de um duende doméstico é cobrir o chão com sementes de linho. Quando o duende aparecer, disposto a aprontar confusão, ele vai se sentir obrigado a, primeiro, catar todas as sementes — tarefa impossível de concluir antes do amanhecer. Algumas noites dessa atividade extremamente cansativa bastarão para convencer o duende a ir chatear outra pessoa.
Em seu disfarce de banqueiros e agiotas, os duendes do mundo de Harry Potter têm uma semelhança espantosa com uma criatura mítica escandinava conhecida como Nis. Segundo o folclore escandinavo, esses pequeninos e feiosos membros da família dos anões têm uma habilidade especial para lidar com dinheiro. Quando um Nis fica zangado com seus anfitriões humanos, ataca o que houver de essencial à sobrevivência deles (mata as vacas leiteiras de uma fazenda, por exemplo). Quando quer re­compensar os humanos, os presenteia com uma arca de ouro.
Foi só no século XVII, quando a histeria antibruxas varria grande parte da Inglaterra e da Escócia, que os duendes foram associados às forças das trevas e do mal. Alguns contos de fadas ingleses escritos depois desse período tentam fazer uma distinção entre espíritos domés­ticos bons e maus, identificando-os como duendes maus ou duendes bons. O mais famoso duende bom é, sem dúvida alguma, o personagem literário Robin Goodfellow, também conhecido como Puck, que aparece em várias histórias e contos folclóricos a partir do final do século XV.
Bem conhecido como um peralta simpático que habitava residências e de vez em quando cumpria tarefas domésticas, em alguns contos Robin Goodfellow é também o criado pessoal e o menino de recados de Oberon, o lendário rei das fadas. Ele é dotado do poder de mudar de forma (ver Transfiguração) e de transformar os desejos em realidade, e usa seus poderes para castigar os malvados e premiar os bons. A aparição mais famosa de Puck ocorre na peça Sonho de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, em que faz papel de Cupido para um grupo de amantes infelizes numa floresta encantada. Rindo das atitudes ridículas de suas vítimas, Puck diz: "Meu Deus, como são tolos os mortais!"


Pedra Filosofal, 5





POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.