terça-feira, 27 de novembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 30







É difícil encontrar um monstro com uma história mais longa que a da esfinge. Criatura majestosa com corpo de leão e cabeça e busto hu­manos, a esfinge tem sido fonte de lendas há mais de cinco mil anos.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





É difícil encontrar um monstro com uma história mais longa que a da esfinge. Criatura majestosa com corpo de leão e cabeça e busto hu­manos, a esfinge tem sido fonte de lendas há mais de cinco mil anos. No Egito antigo, onde teve origem, ela era símbolo de nobreza, fertilidade e de vida após a morte. Sua imagem era associada, com freqüência, à cheia anual do Nilo, que trazia vida ao seco deserto egípcio, e estátuas de esfin­ges eram colocadas na entrada da maioria dos túmulos e templos.
A estátua de esfinge egípcia mais famosa é a Grande Esfinge, com 73 metros de comprimento e 20 metros de altura, que fica em uma faixa do deserto conhecida como planalto de Gizé. Com mais de 4.500 anos, essa colossal escultura de arenito combina o poderoso corpo encrespado de um leão com a cabeça de um faraó egípcio. A maioria dos historiadores acredita que ela seja um tributo ao antigo governante egípcio Quéfren, cuja pirâmide localiza-se nas proximidades.


Saindo do Egito antigo, o mito da esfinge atravessou o mar Medi­terrâneo e chegou às terras da Mesopotâmia (atuais Síria e Iraque) e à Grécia antiga. Nesses países ganhou um significado mais ameaçador, representando, com freqüência, não apenas o mundo subterrâneo como também violência e destruição sem sentido. O trono de Zeus, o deus grego, no monte sagrado de Olímpia, onde os deuses habita­vam, supostamente era esculpido com um anel de esfinges, repre­sentadas exterminando crianças pequenas. Outras esfinges gregas e romanas eram retratadas dilacerando suas vítimas ou babando sobre seus restos destroçados. A anatomia bási­ca da esfinge também mudou quando seus mitos foram se deslocando rumo ao nordeste. Na Mesopotâmia, a fera mitológica era representada com uma cabeça de carneiro ou de águia. Já na Grécia recebeu asas, além de rosto e busto de mulher.
Apesar de não ter asas, a esfinge que Harry Potter encontrou durante o Torneio Tribruxo era provavelmente grega, pelo menos no que diz respeito a seu temperamento. Além de ter um rosto de mulher, ela usava sua sabedoria para defender um grande segredo, tal qual a esfinge no antigo mito grego de Édipo. Nessa história, uma esfinge ameaçadora vigia os arredores da cidade de Tebas, fazendo perguntas aparentemente sem resposta possível aos viajantes e devorando aqueles que não pas­savam em seu teste. Por fim, ela encontra o jovem viajante Édipo, que decifra sua charada: "Que animal anda sobre quatro pernas pela manhã, duas pela tarde e três à noite?" (A resposta, obviamente, é o homem, que engatinha quando bebê, caminha ereto quando adulto e se apóia em uma bengala em seus últimos anos de vida.) Tendo derrotado a esfinge, Édipo pôde prosseguir até seu destino final, onde um final ainda mais sombrio que o encontro de Harry com a ira de Lord Voldemort o aguarda.
Com o tempo, a imagem grega de uma esfinge tenebrosa se tornou a mais conhecida. A própria palavra vem do grego sphingein, que significa "espremer", "estrangular" ou "atrelar". Apesar das alegações de alguns escri­tores medievais, não há provas que sugiram que os antigos egípcios, meso­potâmicos ou gregos acreditassem que a esfinge fosse um animal de verda­de. Suas lendas, objetos de arte e literatura sempre a apresentavam como uma criatura mitológica que simbolizava poder e conhecimento proibido. Isso não impediu que escritores posteriores, como Edward Topsell, um zoólogo do século XVII, afirmassem que ela descendia de um estranho macaco etíope. Em homenagem a essas observações científicas estapafúr­dias, hoje temos uma espécie de macaco chamada Papio sphinx, o babuíno.


Cálice de Fogo, 31





POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.