quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 45







[...] O andarilho cansa­do, muito satisfeito de avistar um brilho de luz ao longe, avança em sua direção, julgando ser aquele o seu destino, ou então algum outro viajante, como ele, mais à frente, na mesma trilha. Quando menos espera, cai numa vala, afunda num lamaçal ou despenca de um penhasco — para grande diversão do hinkypunk.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 







Rony Weasley não é o único andarilho que se viu atolado na lama, até a cintura, depois de um encontro com o espírito franzino e perneta conhecido como hinkypunk.
No folclore do sudoeste da Inglaterra, diz-se que o hinkypunk se esconde e fica à espreita em regiões remotas, de noite, à espera de um viajante, até por fim acender sua tocha e se mostrar. O andarilho cansa­do, muito satisfeito de avistar um brilho de luz ao longe, avança em sua direção, julgando ser aquele o seu destino, ou então algum outro via­jante, como ele, mais à frente, na mesma trilha. Quando menos espera, cai numa vala, afunda num lamaçal ou despenca de um penhasco - para grande diversão do hinkypunk.


Um viajante quase despenca quando um parente próximo do hinkypunk, o pwca,
do País de Gales, tenta atraí-lo para um penhasco.

Dizem que muitos espíritos semelhantes — caracterizados por chamas brilhantes e pelo desejo de atrair viajantes ingênuos para uma situação de perigo - vagueiam pela região rural da Inglaterra. O folclore inglês está repleto de histórias de viajantes que andam em círculos, caem em valas, perdem seus pertences e terminam indo para o norte quando que­riam seguir para o sul. Talvez isso ocorra porque boa parte da zona rural inglesa é ocupada por pântanos, brejos e charnecas, cuja travessia é traiçoeira, sobretudo à noite. Em vez de pôr a culpa no próprio terreno, séculos de tradição culparam seres sobrenaturais. Alguns são chamados de demônios, outros de fantasmas e há outros que são classificados como guardiões de tesouros, provocando tentação nos humanos com uma visão de riqueza que é absolutamente impossível de alcançar.
O interessante é que, em muitas partes da Inglaterra, freqüentemente são vistas luzes estranhas, ao longe, sem que estejam sendo carregadas por um ser humano. Porém, na opinião da ciência, o que os viajantes vêem não é nada mais do que a combustão espontânea de gases do pân­tano, comuns em regiões alagadiças. Mas durante séculos as pessoas acreditaram que essas luzes eram causadas por espíritos malévolos e, em toda parte onde essas luzes surgiram com regularidade, existe uma ver­são do hinkypunk na tradição local.


Prisioneiro de Azkaban, 9






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.