sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 47







[...] Ao contrário de milhões de pessoas que, todos os dias, procuram ansiosas as predições do astrólogo nas folhas do jornal, esses magos céti­cos parecem convencidos de que o movimento dos planetas não afeta nem um pouco o seu futuro.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Às vezes o dever de casa não tem graça nenhuma. Mas é especial­mente chato quando a gente tem certeza de que a tarefa não vale nem o papel em que se escreve. E assim que Rony e Harry se sentem a respeito dos horóscopos que têm de preparar para a aula de adivinhação. Ao contrário de milhões de pessoas que, todos os dias, procuram ansiosas as predições do astrólogo nas folhas do jornal, esses magos céti­cos parecem convencidos de que o movimento dos planetas não afeta nem um pouco o seu futuro.
Pior ainda, organizar um horóscopo do tipo que a professora Trelawney exige dá uma trabalheira enorme. Mais do que uma simples série de previsões, um horóscopo é também um quadro ou mapa minu­cioso, que mostra a imagem do céu no momento em que a pessoa nasceu. Para fazer seu próprio horóscopo, o candidato a astrólogo pre­cisa saber o dia, o mês e o ano do seu nascimento, bem como o local e a hora exata do dia. Com esses dados em mãos, ele consulta as "efemérides" — um livro que registra as posições diárias do Sol, da Lua e dos planetas - para determinar onde cada corpo celeste se encontrava no momento em questão. Como as efemérides indicam as posições apenas para um determinado momento do dia e para uma posição geográfica específica (em geral, meio-dia ou meia-noite, em Greenwich, Inglaterra - local internacionalmente aceito, desde 1884, para se medir o tempo e a longitude), um astrólogo precisa fazer uma série de cálculos matemáti­cos para determinar a configuração do céu na hora e no local de nasci­mento da pessoa em questão.
Em seguida insere-se essa informação num mapa astrológico que mostra a posição de todos os planetas dentro dos signos do zodíaco, a distância entre os planetas e os ângulos formados por linhas traçadas entre os planetas. Usando essa informação e um conjunto tradicional de significados associados a cada planeta e a cada signo do zodíaco (ver Astrologia), o astrólogo forma um quadro geral da personalidade, dos talentos, das forças e fraquezas da pessoa que o consulta.
Para fazer previsões, como se exige dos alunos de Hogwarts, é pre­ciso consultar de novo as efemérides para determinar a posição futura dos planetas. O astrólogo irá, então, comparar essas posições planetárias às posições assinaladas no mapa do dia do nascimento para avaliar o que vai acontecer. Mas um aluno talentoso talvez ache mais fácil seguir o conselho de Rony e simplesmente inventar tudo.


Astrônomos ingleses ganhavam a vida jazendo horóscopos em feiras e festas.
Neste desenho do século XVII, o astrólogo não está observando
o mapa astrológica sobre a mesa, e sim o saco de dinheiro.


Cálice de Fogo, 14






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.