terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 53 parte 1







Mago. Bruxo. Feiticeiro. Vidente. Adivinho. Encantador. Ilusionista. Estas são apenas algumas das muitas faces de um mágico. Um mágico é simplesmente uma pessoa que faz mágica, seja ela "autêntica", como a de Alvo Dumbledore, ou algo que apenas parece mágico, como o feitiço lançado por um mago ou bruxa de aldeia, ou as célebres fugas do mágico Harry Houdini.



 PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 

Nota: Pelo conteúdo extenso deste verbete, ele será dividido em partes. Aproveitem!







Mago. Bruxo. Feiticeiro. Vidente. Adivinho. Encantador. Ilusionista. Estas são apenas algumas das muitas faces de um mágico. Um mágico é simplesmente uma pessoa que faz mágica, seja ela "autêntica", como a de Alvo Dumbledore, ou algo que apenas parece mágico, como o feitiço lançado por um mago ou bruxa de aldeia, ou as célebres fugas do mágico Harry Houdini.
Quase todas as culturas do mundo criaram histórias de mágicos lendários capazes de voar pelo céu, desaparecer ou fazer surgir banquetes do nada. Todas as culturas têm também os seus mágicos históricos, autên­ticos, que alegavam ter poderes especiais e empregavam diversas técnicas para realizar feitos aparentemente mágicos. Embora não possamos fazer justiça a todos os mágicos do mundo, eis alguns tipos fundamentais:


¯ O MÁGICO LENDÁRIO ¯

A forma mais pura de mágica é feita pelos magos e pelas bruxas da mitologia, da lenda e dos contos de fada, que podem fazer tudo o que de­sejam. Podem voar, estar em dois lugares ao mesmo tempo, desaparecer e reaparecer, criar qualquer objeto que desejem, mudar sua própria forma e a dos outros, falar com os animais, dar vida aos objetos, prever o futuro, curar doenças e viajar através do tempo. Alguns mágicos lendários têm grande conhecimento de poções e feitiços, mas muitas vezes isso é desne­cessário. Em geral, basta uma palavra mágica e um aceno com a varinha.
As histórias de mágicos lendários remontam a milhares de anos. No Egito antigo, quando os rituais mágicos faziam parte da cultura cotidiana, as histórias fantasiosas sobre os poderes de mágicos famosos nunca deixaram de encantar os ouvintes. Em um conto fascinante, passado no tempo do rei Quéops (2600 a.C), o mágico Jajamanekh resolveu ajudar uma jovem que havia deixado cair seu enfeite de cabelo, de turquesa, nas águas de um lago próximo ao palácio real. Com algumas palavras mágicas, Jajamanekh simplesmente levantou metade do lago, colocou em cima da outra metade e recuperou o enfeite de cabelo da jovem maravilhada.
Na literatura da Grécia antiga, os mágicos lendários costumavam ser mulheres. A feiticeira Circe e sua sobrinha Medéia podiam transformar homens em animais, devolver a juventude aos idosos e adivinhar o futuro. O poeta romano Virgílio fala do mago Moeris, que podia trans­ferir plantações de um campo para outro, transformar-se em lobisomem e devolver a vida aos mortos.
Na Idade Média, os mágicos lendários mais famosos estavam nos relatos maravilhosos das aventuras de cavaleiros andantes, donzelas vir­tuosas e reis nobres. Merlim, conselheiro do rei Arthur, foi o mais famoso deles, conhecido por seu poder de transformar a noite em dia, criar exércitos fantasmas, prever o futuro e assumir diversas formas humanas e animais. Os leitores de Orlando Furioso, uma aventura épica italiana escrita em 1516, conheciam uma espécie diferente de mágicos, feiticeiros e encantadores, que pareciam empenhados numa guerra inter­minável uns contra os outros, no esforço de alcançar a vitória por meio da magia. Num episódio, o mago Atlante lança um feitiço sobre o cava­leiro Astolfo (que monta o famoso hipogrifo), lhe dando a aparência de um animal, um gigante e um pássaro, tudo ao mesmo tempo, conforme o ângulo de quem o vê. Mais adiante, na história, a feiticeira Melissa se transforma e adquire a mesma aparência de Atlante, a fim de resgatar o herói do livro, Rogério, que havia sido enfeitiçado por outro mago!
Os leitores de hoje se fascinam com novos mágicos, cujos poderes não são menos maravilhosos do que os dos feiticeiros antigos. Como todos os mágicos famosos, os magos modernos podem encantar e trans­formar não apenas uns aos outros mas também a nós. Durante o ano escolar, podem todos ser encontrados no mesmo endereço — a Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts.


Continua...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.