sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 57







Se há um animal capaz de causar pesadelos, esse animal é o manti­core. [...] seu nome significa "devorador de homens" em persa, e seu passatempo favorito - como você já deve ter adivinhado — é devorar humanos.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Se há um animal capaz de causar pesadelos, esse animal é o manti­core. Ele não apenas é o orgulhoso pai de Hagrid como também seu nome significa "devorador de homens" em persa, e seu passatempo favorito - como você já deve ter adivinhado — é devorar humanos.
Descrito pela primeira vez no século V a.C. pelo médico grego Ctésias (que também foi o primeiro a falar sobre o unicórnio), o manti­core vive nas florestas da Índia, onde sua força, velocidade e violência fizeram dele o predador mais perigoso das redondezas. Apesar de seu corpo avermelhado e peludo se parecer com o de um leão, diz Ctésias, tem um rosto humano, uma voz melodiosa e uma cauda extraordinária, parecida com a de um escorpião e cheia de dardos venenosos. O manti­core pode atirar esses dardos em qualquer direção, atingindo a presa a uma distância de até 30 metros. Depois que uma vítima fosse atingida por veneno de efeito rápido, o manticore estava pronto para entrar em ação.


Cada uma de suas mandíbulas possui três fileiras de dentes afiados que vão de orelha a orelha e que são perfeitos para reduzir seu prato preferi­do - os humanos - a pedacinhos. Possuidor de um bom apetite, o man­ticore devora suas vítimas por inteiro, inclusive crânio, ossos, roupas e bens. Quando alguém desaparecia de uma aldeia na floresta sem deixar rastros, ficava claro que um manticore estava por perto.
Assim como muitas criaturas fantásticas da antigüidade, acreditava-se que o manticore existia de verdade, e o relato de Ctésias foi reproduzi­do posteriormente por peritos, entre eles Aristóteles e o naturalista romano Plínio o Velho. No século II d.C, no entanto, quando ainda não se havia encontrado nenhum espécime do manticore, outras explicações para as supostas aparições surgiram. Pausânias, escritor e viajante grego, propôs a teoria de que a criatura em questão era, na verdade, um tigre comedor de homens, hoje conhecido como tigre-de-bengala. Apesar da crença no manticore não ter sobrevivido, seu mito inspirou muitos artis­tas e ilustradores e ele se tornou símbolo da maldade.


Cálice de Fogo, 24






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.