sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 67







      Pirraça, o Poltergeist criador de muitas confusões em Hogwarts, pode ser visto por aqueles que importuna. Contudo, a maioria dos poltergeists é invisível. Eles anunciam sua pre­sença quebrando coisas ou batendo em paredes, daí a reputação de serem barulhentos. Alguns polter­geists especialmente violentos (...)



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Você tem sido importunado pelo barulho de objetos sendo arrasta­dos à noite? É provável que você tenha herdado um Poltergeist. Esses “fantasmas do barulho” (em alemão, o nome significa literalmente “espírito barulhento”) são os fantasmas mais desagradáveis que existem. Ao contrário das assombrações, aparições e da maioria dos outros fan­tasmas, os poltergeists não assombram uma casa em particular. Eles se prendem a uma pessoa e a seguem por onde quer que vá. Suas vítimas são, em geral, jovens, principalmente adolescentes, possuidores de uma capacidade psíquica bem desenvolvida que atrai as forças sobrenaturais.
Pirraça, o Poltergeist criador de muitas confusões em Hogwarts, pode ser visto por aqueles que importuna. Contudo, a maioria dos poltergeists é invisível. Eles anunciam sua pre­sença quebrando coisas ou batendo em paredes, daí a reputação de serem barulhentos. Alguns polter­geists especialmente violentos e mal-humorados também derrubam os móveis, incendeiam coisas e jogam as pessoas de um lado para o outro do quarto. (Aparentemente, Pirraça é o único que gosta de balões de água.)
Barulhos estranhos vindos do nada, mesas e cadeiras voadoras e outros fenômenos típicos de polter­geists têm sido registrados há mais de 2.400 anos. No século V a.C, o político grego Andocides falou sobre um amigo que “mantinha em sua casa um espírito maligno que cria con­fusões em sua mesa”. Quinhentos anos depois, o historiador romano Suetônio escreveu sobre um nobre desafortunado que foi “jogado para fora de sua cama por uma força desconhecida” e só foi encontrado na manhã seguinte “diante da porta, semiconsciente, junto com a roupa de cama”. O termo “Poltergeist”, contudo, só surgiu no século XIX.


Há opiniões divergentes sobre a verdadeira natureza dos poltergeists. Alguns pesquisadores afirmam que são, na verdade, “perturbações psí­quicas” causadas por jovens com habilidades extraordinárias. Os céticos afirmam que esses distúrbios são peças pregadas por adolescentes cria­tivos. Os que realmente acreditam em sua existência afirmam que essas assombrações são manifestações genuínas de um tipo particular de fantas­mas, insignificantes e brincalhões. Uma história popular inglesa do século XIX mostra o quanto alguns poltergeists podem ser tolos. Em “O Caso do Fantasma de Stockwell”, o espírito em questão gostava de derrubar barris de cerveja e jogar ovos podres em gatos. É melhor, contudo, não subesti­mar a malícia potencial de um Poltergeist. Há várias histórias em que eles atearam fogo em casas com seus ocupantes ainda dentro.
Recentemente, os poltergeists ganharam espaço na televisão e nos cinemas, e, até hoje, na Europa e na América do Norte, é comum que alguém diga ter visto um. Felizmente, as assombrações de poltergeists duram apenas alguns dias. Depois disso, o desagradável espírito desa­parece por conta própria.


Pedra Filosofal, 7






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.