terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 79








Os trasgos são criaturas sobrenaturais extremamente feias que habitam os frios países da Escandinávia, no norte da Europa. São seres ferozes e malvados que gostam de carne humana e de tesouros roubados; eles também são gigantescos, extremamente fortes e notoriamente ignorantes.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 




Apesar de a palavra “trasgo” ser usada na maior parte do tempo para descrever um monstro, características bastante específicas distinguem os trasgos dos outros seres que surgem à noite. Os trasgos são criaturas sobrenaturais extremamente feias que habitam os frios países da Escandinávia, no norte da Europa. São seres ferozes e malvados que gostam de carne humana e de tesouros roubados; eles também são gigantescos, extremamente fortes e notoriamente ignorantes. Mas talvez essas características possam ser perdoadas, pelo menos por alguns instantes, quando lembramos que foi graças a um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura que Harry, Rony e Hermione se tornaram amigos tão depressa.


Há registros de trasgos viven­do nas florestas e montanhas da Escandinávia desde que os ho­mens foram para essa região pela primeira vez, no final da era gla­cial. Eles fazem parte dos pri­meiros mitos e lendas populares da Noruega e da Suécia. Além do tamanho gigantesco, as carac­terísticas mais evidentes do trasgo são seus longos narizes curvados, sua grossa cauda, seus enormes pés chatos, a falta de um ou mais dedos nas mãos e nos pés (eles têm apenas três ou quatro) e a grande quantidade de pêlos e musgo que cobre suas cabeças e narizes. Há também relatos de trasgos com apenas um olho no meio da testa enrugada, outros com duas ou três cabeças e outros, ainda, que têm árvores crescendo em seus narizes. Nas lendas populares mais recentes, os trasgos passaram a ser descritos como sendo muito pequenos, ou do tamanho de seres humanos, e mais inteligentes que seus predecessores.
Os trasgos vivem em comunidades no fundo de cavernas, em mon­tanhas ou em colinas. Alguns também vivem no subsolo, ou sob pedras ou árvores com raízes altas. A preferência por lugares subterrâneos é per­feitamente compreensível, já que eles odeiam barulho e a exposição ao sol os transforma em pedra, ou pode até mesmo fazê-los explodir. Dizem que as pedras de formatos estranhos que enfeitam o interior da Escandinávia são trasgos que ignoraram o toque de recolher.
As residências dos trasgos são descritas como suntuosos palácios res­plandecentes repletos de tesouros roubados. Muito ambiciosos, os tras­gos furtam todo o ouro e prata que encontram. Eles cobiçam não apenas os tesouros humanos como também os próprios humanos. Raptam crian­ças, substituindo-as por seus próprios filhos, na esperança de que sejam criados como humanos. Diz a lenda que se uma mãe suspeitar que seu bebê é, na verdade, um trasgo, ela deve ameaçar jogar a criança em uma fogueira. Acredita-se que a tola mãe trasgo correrá para socorrer o filho e é nesse momento que a mãe humana pode recuperar o seu bebê. No entanto, esse aborrecimento pode ser evitado se a criança for batizada, já que os trasgos desprezam o cristianismo (a badalada dos sinos de igre­jas basta para fazê-los correr na direção oposta).
Infelizmente, esperteza e sinos de igreja nem sempre são suficientes para proteger as pessoas dos trasgos, que possuem poderes mágicos imbatíveis. Além de poderem mudar de forma, eles conseguem ficar invisíveis. Esses talentos os ajudam a roubar e a esconder tesouros, o que eles costumam fazer transformando o ouro em algo completamente diferente, como um monte de pedras. Os humanos que cruzam o cami­nho de um trasgo e não conseguem escapar têm um destino terrível: são aprisionados, escravizados ou, o pior de tudo, comidos. Os trasgos gostam muito de carne e sangue humanos e tudo que resta de suas pobres vítimas são esqueletos roídos.
Há poucos relatos de trasgos benevolentes que presenteiam as famílias de que gostam com riquezas e sorte. Esses trasgos são artesãos habilidosos e ágeis ferreiros que fabricam espadas, facas e braceletes notáveis. Eles usam o conhecimento da magia e das ervas para curar doenças e gostam muito de música e dança. Entretanto, dada a grande possibilidade de se encontrar o tipo de trasgo que come carne humana, se você estiver em uma floresta especialmente trolsk (“fantasmagórica”, em norueguês), recomenda-se que você flykte (“saia correndo!”, em norueguês).


Pedra Filosofal, 10






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.